O Ministério Público do Tocantins (MPE) promoveu uma vistoria nesta terça-feira,2, na Unidade de Saúde da Família (USF) Mariazinha Rodrigues da Silva, no distrito de Buritirana, e identificou irregularidades. O promotor Thiago Ribeiro relata dificuldades para obter medicamentos, devido à unidade não possuir farmacêutico; falta de monitor de eletrocardiograma e carrinho de parada de emergência.
FALTA DE SEGURANÇA
Conforme o órgão, os profissionais de saúde também destacaram a falta de segurança no prédio durante o período diurno, uma vez que a presença de um vigilante é restrita ao turno noturno. Segundo relatos, eles se sentem vulneráveis durante o funcionamento da unidade e mencionam casos de violência que já ocorreram no exercício de suas funções.
DEFICIÊNCIAS NA ESTRUTURA
A vistoria na unidade de saúde revelou a presença de infiltrações e mofo nas paredes, além da ausência de uma cantina. Como solução improvisada, os servidores utilizaram um fogareiro em cima de uma cadeira na lavanderia do prédio. Também foi constatada a carência de um depósito, resultando na distribuição de insumos e materiais pelos corredores da unidade.Outras deficiências incluem a falta de uma sala de descanso para os motoristas de ambulâncias e a ausência de uma porta de emergência, visto que há apenas uma porta para acesso disponível na unidade.
PROVIDÊNCIAS
Diante dessas constatações, a 19ª Promotoria de Justiça da Capital tomará as medidas administrativas e judiciais necessárias para atender às demandas identificadas e garantir a adequada estrutura e condições de trabalho na unidade de saúde.