O Ministério Público do Tocantins (MPE) conduziu nova audiência administrativa com representantes de diferentes setores da Prefeitura de Palmas para debater a revitalização da Avenida Tocantins,em Taquaralto. A apresentação de um vídeo com imagens da via, feito com o auxílio de um drone, possibilitou que os presentes pudessem analisar detalhes, como a falta de padrão e de nivelamento das calçadas, que são muito estreitas em alguns pontos, além de estacionamento irregular, falta de uso das ciclovias e de sinalização de alguns pontos.
ACIDENTES
Após uma série de debates, a promotora Kátia Gallieta definiu o prazo de 10 dias para que a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) apresente relatório informando o número de acidentes antes e depois da instalação da ciclovia na Avenida Tocantins e encaminhe um levantamento contendo dados como largura da calçada, dos estacionamentos e um estudo de impacto de trânsito após a instalação. Também foi solicitado à pasta de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sesdur) que informe a quantidade de ambulantes instalados nas calçadas da avenida.
CONCEITO DE RUAS COMPLETAS APRESENTADOS
Um representante do instituto de pesquisa World Resources Institute (WRI) Brasil que trabalha com o conceito de “Ruas Completas”, realizou uma exposição sobre o tema. São ruas desenhadas para dar segurança e conforto a todas as pessoas, de todas as idades, usuários de todos os modos de transporte. Incorporando alternativas de desenho urbano que respondam ao contexto local da área onde se localizam, reflitam a identidade da rua e as prioridades daquela comunidade.