A 27ª Promotoria de Justiça da Capital foi à Justiça nessa terça-feira, 2, para que o secretário estadual da Saúde, Edgar Tolini, seja intimado para prestar esclarecimentos sobre a insuficiência de materiais necessários para a procedimentos de traqueostomia e intubação no Hospital Geral de Palmas (HGP). O Ministério Público Estadual (MPE) disse ter sido informado de que estaria crítico o estoque os tubos endotraqueais dos tipos 6,5 milímetros (mm), 7,0 mm e 7,5 mm.
Sabe desde dezembro
Ainda de acordo com o MPE, a escassez destes insumos no HGP seria de conhecimento do Estado desde dezembro, quando a 27ª Promotoria de Justiça da Capital peticionou em um processo judicial, anexando informação do Conselho Regional de Medicina (CRM) e da direção do hospital sobre a falta ou o baixo estoque dos tubos endotraqueais, entre diversos outros insumos. Na época, o tubo do tipo 6,5 mm já estava em falta. Do tubo tipo 7,0 mm, havia 150 unidades em estoque e do tipo 7,5 mm, 740 unidades.
Extrema urgência
A promotora Araína Cesárea D’Alessandro avaliou lembrou da “extrema urgência” dessa medida do MPE “diante do colapso existente na saúde pública estadual devido à pandemia da Covid-19 e ao aumento da necessidade da realização de procedimentos de intubação nas Unidades de Tratamento Intensivo do Hospital Geral de Palmas”.