O Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins) iniciou a sua programação da Semana do Meio Ambiente com a visita técnica à Pedra da Baliza, que fica na Estação Ecológica Serra Geral, localizada no município de Mateiros, divisa entre os estados do Tocantins e Bahia.
A ação ocorreu da sexta-feira, 4, ao domingo, 6, e consistiu em discutir um melhor ordenamento para as visitações com fins educacionais no local e a viabilização de placas educativas para proteção do patrimônio ambiental. Além dos técnicos do Naturatins, que atuam na Área de Proteção Ambiental do Jalapão (APA do Jalapão), também estiveram envolvidos nessa ação o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Prefeitura e a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Mateiros, bem como o Instituto Pé de Copaíba.
Para a supervisora da APA do Jalapão, Rejane Ferreira Nunes, a visita foi motivada pela depredação do patrimônio ambiental que ocorreu no início do ano, quando turistas picharam a Pedra. Rejane conta que “essa ação repercutiu negativamente na internet, o que causou uma mobilização na comunidade, e o município de Mateiros limpou o patrimônio. Isso incentivou o movimento de proteger melhor esse lugar, porque na verdade ele é um marco histórico da região”.
De acordo com Rejane Nunes, além de discutir a proteção do patrimônio ambiental, a visita técnica também tratou da segurança dos visitantes à Pedra que está fora dos roteiros turísticos. “Muitas pessoas que passam por lá param para fotografar e normalmente sobem na Pedra, mas ela não tem segurança. A Pedra da Baliza está no meio do nada e ela não está nos roteiros de visita das agências de turismo porque é fora da rota, sendo visitada mais pelos turistas que vêm do nordeste e do centro-oeste que fazem esse caminho”, esclareceu a supervisora.
Rejane Nunes reiterou que o objetivo da ação foi estudar uma melhor forma de ordenar a visitação. “A Pedra da Baliza só pode ter visitação com fins educacionais, ela não pode ser aberta ao público, pois a Estação Ecológica não é aberta para uso público. O município de Mateiros, com o apoio do Naturatins, planeja colocar placas educativas e de orientação para melhor ordenar a visitação, proteger e dar mais segurança para quem passar por ali”, concluiu.
Conclusão
Após a ação dos vândalos, a Polícia Militar Ambiental (BPMA-TO) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) identificaram e autuaram os responsáveis pela ação com multa no valor de R$ 10 mil para cada infrator, pelo crime ambiental contra o monumento histórico.
Estação Ecológica Serra Geral
A Pedra da Baliza fica localizada dentro da Estação Ecológica da Serra Geral, uma Unidade de Conservação protegida pelo ICMbio e abrange os municípios de Almas, Mateiros, Ponte Alta do Tocantins, Rio da Conceição e Formosa do Rio Preto-BA.
A Estação possui projetos de educação ambiental com as comunidades locais, que contam com a parceria do Corredor Ecológico da Região do Jalapão (CERJ). Embora a Estação não seja aberta para visitação pública, ela conta com atividades de pesquisa e visitação vinculadas às ações de educação ambiental.
Semana do Meio Ambiente
Nesta terça-feira, 8, será realizada uma capacitação para a equipe de brigadistas do município de Mateiros, utilizando os conceitos do Manejo Integrado do Fogo (MIF) e as estratégias de educação ambiental. A ação promoverá uma troca de experiências entre as equipes, a manutenção de equipamentos de manejo e de Equipamentos de Segurança Individual (EPIs) e técnicas de combate. Também será realizada a atividade prática com a queima prescrita para o treinamento da equipe. (Da assessoria de imprensa)