Um médico postou em grupo de WhatsApp de colegas de profissão nesta quarta-feira, 29, que o Hospital Regional de Araguaína está com 50% dos leitos de UTI para a Covid-19 ocupados e que a outra metade deve ser preenchida até esta sexta-feira, 1º. “Abriram somente dez leitos para Covid em 45 dias de quarentena. Infelizmente vamos pagar por isso”, lamentou no texto.
Amador e improvisado
Ele reclamou ainda de não ter hospital de campanha — o Estado anunciou a instalação de unidades em Palmas, Araguaína e Gurupi — e também da falta de contratação de mais servidores. “Tudo feito de modo amador e improvisado”, criticou.
Nem leitos, nem equipes
Outro médico disse à Coluna do CT que não sabe falar sobre a ocupação, mas confirmou o surto e os poucos leitos na rede pública prontos. Ele contou que o Hospital Dom Orione ficou de fazer dez leitos de UTI para a Covid, há 30 dias, e eles não ainda foram entregues. “Nem os leitos, nem as equipes de profissionais foram formadas”, disse.
Em ampliação e sem descaso
No entanto, servidor da saúde estadual de Araguaína disse à Coluna do CT que está sendo ampliado o número de UTIs tanto no Hospital Regional quanto no Hospital de Doenças Tropicais, e ainda no Dom Orione. “Estamos passando por um momento de tensão, sim, isso é fato, mas não com esse descaso descrito”, afirmou a fonte.
60% de ocupação
Segundo ele, ainda há 40% de leitos disponíveis, com duas altas ocorridas nesta quarta-feira. Ou seja, 60% estão ocupados. E admitiu: “Estamos todos apreensivos até que toda nossa estrutura fique pronta”.
O outro lado
A Coluna do CT procurou a direção do Hospital Regional de Araguaína e a Secretaria Estadual da Saúde, mas não houve respostas oficiais à manifestação do médico que postou a mensagem no grupo de WhatsApp.
22 leitos de UTI
Na prática, hoje, o Tocantins conta com 22 leitos de UTI para Covid-19 — são 12 Hospital Geral de Palmas e 10 no Hospital Regional de Araguaína. A informação foi dada pelo secretário estadual da Saúde, Edgar Tolini, ao conselho da OAB-TO na segunda-feira, 27, que “provavelmente”, colocaria mais oito leitos no HGP até o final desta semana. São 20 enfermarias para atender os pacientes. Só nessa terça-feira, 28, o Estado confirmou 37 novos casos da Covid-19.
Confira o post do médico, cuja identidade protegemos: