CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Comitê de Crise estende suspensão das aulas até dia 30 e vai instalar 200 leitos de hospital de campanha em Palmas, Araguaína e Gurupi

O Comitê de Crise do Estado para Prevenção da Covid-19 se reuniu na manhã desta segunda-feira, 20, e deliberou a extensão da suspensão das aulas da rede estadual de ensino após o fim do período de antecipação das férias escolares, iniciada em 25 de março e com término nesta quinta-feira, 23. As escolas ficam fechadas até o dia 30 deste mês até uma nova manifestação do grupo. 

Aulas suspensas para manter baixa taxa de transmissão

O governador Mauro Carlesse (DEM) defende que a medida vai garantir a manutenção dos baixos casos da doença no Tocantins. “Ao decidir pela suspensão das aulas da rede pública de ensino, conseguimos controlar a transmissibilidade do vírus da Covid-19 e temos a taxa de transmissão mais baixa entre os Estados do Brasil. Queremos manter essa taxa por meio de atitudes preventivas, onde se encaixa a suspensão das aulas”, disse. Todos órgãos que compõem o Comitê de Crise do Estado foram favoráveis às suspensões das aulas.

Hospital de campanha

Paralelo a isto, o Palácio Araguaia ainda confirmou a instalação de hospitais de campanha para receber os diagnosticados com o novo coronavírus em Palmas, Araguaína e Gurupi. A expectativa é a iniciativa acrescentar 200 novos leitos no Estado, sendo 100 na Capital, e outros 50 em cada uma das demais cidades. Conforme o governo, as estruturas serão montadas “no próximos dias”.

Espaço Cultural

O governo estadual ainda não informou onde ficará os hospitais de campanha de Araguaína e Gurupi, mas o governador Mauro Carlesse afirma já ter solicitado à prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) a cessão do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho para ampliar os leitos para pacientes de Covid-19 na Capital. A escolha do local se deu pela proximidade ao Hospital Geral de Palmas (HGP), por ser bem servido de rede elétrica e por estar à margem da avenida Teotônio Segurado, o que facilita o acesso dos profissionais de Saúde à nova estrutura. 

Temos que nos antecipar

Mauro Carlesse esclareceu a medida, apesar do baixo número de casos no Tocantins. “No momento o sistema de saúde do Estado não está sobrecarregado, estamos conseguindo atender aos casos confirmados da Covid-19 sem prejudicar o atendimento de outras enfermidades. Mas também não devemos deixar em cima da hora para resolver uma crise. Temos que nos antecipar, porque foi com atitudes preventivas que estamos conseguindo manter o menor número de casos possíveis. Mas se o cenário mudar, com certeza teremos estrutura necessária para que a população seja bem servida”, enfatizou.

Números

Dados apresentados pelo titular da Secretaria da Saúde (Sesau), Edgar Tollini, mostram que o Tocantins tem 32 casos confirmados, possui 12 pacientes recuperados, com a expectativa de 15 ou 16 recuperados ainda nesta segunda-feira, 20. Por outro lado, dois tocantinenses já morreram por conta do Covid-19. “Apesar das perdas, o Estado continua com o menor número de casos absolutos, apresentando 1,9 ocorrências a cada 100 mil habitantes. Se o Tocantins tivesse a média estipulada no Brasil, nós teríamos 180 casos”, enfatizou.

Participação

Participaram da videoconferência o governador Mauro Carlesse; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto; a procuradora-geral de Justiça, Maria Cotinha; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Severiano José Costandrade; o defensor público-geral Fábio Monteiro; o presidente da Ordem dos Advogados do Tocantins, Gedeon Pitaluga; o comandante do 22° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, tenente-coronel Carlos Brusch; o comandante do 7º Distrito Naval da Marinha, capitão de Fragata Marcos Cezar; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Halisson Melo; representando a Assembleia Legislativa, o deputado Ivory de Lira; e o superintendente do Aeroporto, Juliano de Castro.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também