A assinatura do contrato de concessão da Ferrovia Norte-Sul no trecho entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP) foi assinada em solenidade nesta quarta-feira, 31, em Anápolis, Goiás. O governador Mauro Carlesse (DEM) prestigiou o evento e dividiu o palanque com o presidente Jair Bolsonaro, acompanhado do presidente da Assembleia, Antônio Andrade (PHS), do deputado federal Carlos Gaguim (DEM) e do deputado estadual Olyntho Neto (PSDB).
Espinha dorsal
Jair Bolsonaro destacou a importância da concessão para o País. “A [Ferrovia Norte-Sul] é a espinha dorsal de transporte no Brasil. [Com a entrada em operação] vai baratear o frete e como consequência a mercadoria na ponta da linha chega na ponta mais barata para o consumidor, a gente vai consumir menos óleo diesel, menos acidente nas estradas”, disse o presidente.
O trecho
Com um total de 1.537 quilômetros, o trecho concedido da Norte-Sul é dividido em dois tramos. O primeiro, central, entre Porto Nacional (TO) e Anápolis (SP) com extensão de 855 km; e o tramo sul, abrangendo o trecho Ouro Verde de Goiás (GO) e Estrela D’Oeste (SP), com extensão de 682 km. A previsão é que este segundo entre em operação em 2021.
Norte-Sul
A assinatura do contrato de concessão da Ferrovia Norte-Sul ocorreu no pátio do Porto Seco Centro-Oeste, no setor agroindustrial do município de Anápolis. Antes da assinatura, Bolsonaro vestiu um colete dos operários que trabalham na ferrovia e passou ao redor dos trilhos. O presidente subiu ainda em uma locomotiva estacionada na Ferrovia Norte-Sul.
Concessionária
A concessão da ferrovia foi arrematada pela empresa Rumo S.A, em leilão realizado em março. A empresa, que atua em serviços de logística de transporte ferroviário, ganhou o certame ao oferecer um lance de pouco mais de R$ 2,719 bilhões um ágio de 100,92% ao lance mínimo pedido pelo governo, de R$ 1,3 bilhão. O contrato tem duração e 30 anos e prevê a administração dos dois trechos da Norte-Sul, de um total de 1.537 quilômetros.