Os moradores de cidades próximas à Usina de Lajeado tomaram um susto na noite de domingo, 24, com a notícia falsa de que a barragem da hidrelétrica teria se rompido. A corrente se espalhou pelas redes sociais e gerou pânico em moradores de Miracema do Tocantins e Tocantínia, que se deslocaram em massa para buscar algum lugar seguro.
O vice-prefeito de Tocantínia, Nilo Monteiro (MDB), falou sobre o episódio ao CT. Segundo o gestor, a notícia de que a barragem da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães teria se rompido espalhou rápido pelas redes sociais e por volta das 23h30 do domingo, 23, uma multidão se locomoveu para o ponto mais alto do município, chamado de “Cascalheira”.
“A notícia viralizou. Em Tocantínia e Miracema foi um desespero, com gente passando mal. Um tumulto”, afirmou Nilo Monteiro, que contabilizou ainda um assalto a um posto de gasolina no município, o que o faz acreditar que a corrente falsa foi espalhada por criminosos. “Dá a entender que foi ação de vândalo”, acrescentou.
Nilo Monteiro ainda cobrou da Investco, empresa que responsável pela usina, algum sistema de segurança e de comunicação com os municípios próximos da barragem para que este tipo de episódio não se repita. “Nós temos que buscar uma solução”, disse o vice-prefeito.
LEIA MAIS
— MPE estuda exigir sirenes e plano de evacuação para caso de rompimento da Usina de Lajeado
Em Tocantínia, a população foi se dar conta de que a notícia do rompimento da barragem era falsa por volta das 1h30 desta segunda-feira, 24, conforme Nilo Monteiro. A partir deste horário que os moradores começaram a desmobilizar a concentração na região da Cascalheira.
“Tumulto terrível”
Em Miracema do Tocantins, de acordo com o presidente da Câmara, Edilson Tavares (MDB), a notícia começou a se espalhar por volta da meia-noite. “A informação saiu da rede social por meio de um vídeo que veio de Tocantínia”, afirmou o vereador.
“Todo mundo saiu correndo para cidade alta. Um tumulto terrível, a população em pânico”, narrou Edilson Tavares. Conforme o vereador, os moradores buscaram refúgio nos setores Filomena, Flamboyant e Universitário, os locais mais altos do município.
Edilson Tavares conta que foi “uma hora de pânico”. A população começou a descobrir que a informação era falsa por volta de 1 hora de segunda-feira.
Investco
Por meio da assessoria de imprensa, a Investco reforçou que a notícia sobre qualquer rompimento da barragem é falsa e que a usina opera “em total normalidade”. A companhia aproveitou para esclarecer que realiza “todas as inspeções exigidas pela legislação”. O texto ainda cita que a UHE Luís Eduardo Magalhães está no topo do ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Polícia Militar desmente da fake news:
Leia a íntegra da nota da Investco:
“NOTA À IMPRENSA
A Investco informa que todas as recentes notícias veiculadas sobre a barragem da UHE Lajeado são fake news. A Companhia realiza todas as inspeções exigidas pela legislação por meio de empresas independentes, e a usina está operando em total normalidade. A Investco acrescenta que ainda neste ano a UHE Lajeado foi apontada como a melhor usina do Brasil pela Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, com nota 100 nos quesitos Segurança e Meio-Ambiente.
Assessoria de imprensa no Tocantins
Sarah Pires e Alanna Moreira”