CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

MPE estuda exigir sirenes e plano de evacuação para caso de rompimento da Usina de Lajeado

MPE estuda exigir sirenes e plano de evacuação para caso de rompimento da Usina de Lajeado
5 (100%) 10 votos

O Ministério Público do Tocantins (MPE) afirmou em nota à imprensa na tarde desta segunda-feira, 24, que estuda a possibilidade de exigir da Investco, companhia responsável pela operacionalização da Usina Luís Eduardo Magalhães, a instalação de um sistema de alerta com sirenes, bem como a estruturação de um plano de evacuação eficaz para o caso de rompimento ou outra falha estrutural na barragem da Usina. A medida é anunciada um dia depois de uma fake news nas redes sociais gerar pânico em moradores de Miracema do Tocantins e Tocantínia.

Conforme o MPE, o objetivo é o cumprimento às regras nacionais e internacionais de segurança em barragens. No dia 29 de janeiro, o promotor de Tocantínia, João Edson Souza, instaurou Inquérito Civil Público (ICP) para verificar se a empresa cumpria as medidas de segurança exigidas. Notificada, a Investco apresentou como resposta o Plano de Ação de Emergência (PAE), que abrange os municípios de Lajeado e Tocantínia.

Foi agendada uma reunião para o dia 8 de julho, quando serão convocados representantes da Investco e da Defesa Civil do Estado para discutir as medidas a serem efetivadas e os fatos ocorridos na madrugada desta segunda-feira, quando boatos sobre abalo estrutural da Usina de Lajeado deixaram moradores em pânico.

A tramitação do Inquérito Civil Público 0843/2019 pode ser acompanhada no site do Ministério Público, por meio do link https://mpto.mp.br/cidadao/ejud-search.

Sirene
Em Miracema, a Câmara de Miracema aprovou no dia 25 de janeiro projeto de lei que obriga a Investco a instalar sirenes na cidade para alerta em caso de rompimento da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães. A matéria foi protocolada após a tragédia da barragem da Mina do Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho (MG).

O autor do projeto, o vereador Nasci da Ótica (PSD), afirmou que a sirene é um dispositivo de suma importância, destinado a lançar avisos, assinalando qualquer tipo de perigo na barragem de Lajeado, bem como em Miracema do Tocantins. (Com informações da Ascom do MPE)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também