A nova procuradora-geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra, assumiu o comando do Ministério Público do Tocantins (MPE) em sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira, 19, e fez um discurso voltado para reaproximação do órgão com a comunidade. “Quero sedimentar a ideia de que somos investimento para o contribuinte e não gasto”, declarou. Ela é a sucessora de José Omar de Almeida Júnior, que se aposentou nesta quarta-feira, 18, e fica no cargo até o fim do ano que vem.
Cumprimento do Planejamento Estratégico
No discurso de posse, a nova procuradora-geral de Justiça também citou o desafio que será ocupar o posto, mas garantiu estar preparada e empenhada em fazer cumprir as metas previstas no Planejamento Estratégico da instituição construído para os próximos 10 anos. “Nos próximos 10 anos, o MPTO contará com um projeto desenvolvido e discutido conjuntamente, com a participação da sociedade”, disse Maria Cotinha, que pediu a união dos integrante dos órgãos para conquistar o reconhecimento da sociedade.
Perfil
Maria Cotinha Bezerra Pereira é natural de Paranã, do sudeste do Tocantins. Graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás em 1988 e especializou-se em Direito Penal e Processual Penal em 1997 e em Estado de Direito e Combate à Corrupção em 2017. Atualmente, é mestranda em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos. Ingressou no MPE em 1990, por meio do primeiro concurso para membros da instituição. Como promotora de Justiça, atuou nas comarcas de Alvorada, Miranorte, Araguaína, Miracema e Paraíso. No ano de 2017, tornou-se titular da 10ª Promotoria de Justiça da Capital. Em março de 2019 passou a responder pela Subprocuradoria-Geral de Justiça e, em agosto do mesmo ano, foi promovida na carreira ao cargo de procuradora de Justiça.
A solenidade foi prestigiada por membros, servidores, amigos e familiares da procuradora-geral de Justiça. (Com informações da Ascom/MPE)