O novo coronavírus, o Covid-19, já levou à suspensão das aulas em mais de 70 cidades, e o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jairo Mariano, estima que até terça-feira, 17, mais de 100 prefeituras interrompam o ano letivo. A maioria vai acompanhar as medidas do governo do Tocantins e parar apenas nesta semana para monitorar. Outros, conforme Mariano, terão cronograma próprio.
Alguns dos municípios
Conforme levantamento da Coluna do CT junto aos prefeitos e sites de prefeituras, além de Palmas, Porto Nacional, Augustinópolis, Figueirópolis, Guaraí, Pequizeiro, Tocantínia e Miracema, que antecipou o recesso escolar, fechou o parquinho municipal e cancelou eventos públicos e privados; são algumas das cidades que já pararam a rede de ensino.
Plano de contingência
O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (Podemos), anunciou na sexta-feira, 13, o plano municipal de contingência para o novo coronavírus, e a estrutura de Equipe de Resposta Rápida. Conforme a prefeitura, estão sendo realizadas ações em bares, restaurantes e outros locais públicos, inclusive nas escolas onde haverá as provas do concurso público do município neste final de semana. Também foi anunciado um protocolo de atendimento para diferentes tipos de gravidade para evitar possíveis contágios.
Mobilização maior
Dimas confirmou que Araguaína tem um caso suspeito de Covid-19, em internação domiciliar, aguardando resultado dos exames. “Por isso, a partir de agora a mobilização será maior”, ressaltou o prefeito.
Primeiro passo: orientações
Em reunião realizada na sexta-feira, 13, as secretarias da Saúde e Educação de Colinas criaram comitê com pessoas preparadas para levar informações, com medidas de proteção ao coronavírus. Equipes da Saúde estão monitorando algumas pessoas que estão e estiveram hospedadas no município e munícipes que viajaram para outros países. “O primeiro passo do comitê é levar orientações para as pessoas da rede hoteleira da cidade, falando da prevenção e toda informação que precisamos, visto que, em nosso Município passa um grande fluxo de pessoas de vários estados. Embora temos que ressaltar para que ninguém entre em pânico, visto que, não temos aglomerações de pessoas”, pontuou o prefeito Adriano Rabelo.
Suspende ou não
Neste domingo, 15, será realizada outra reunião para definir outras ações do comitê. Um dos assuntos, que serão discutidos, é justamente em relação as aulas da rede municipal de ensino, se serão ou não suspensas, por alguns dias.
Máscaras, luvas e higienização
Em Tocantinópolis, o prefeito Paulo Gomes (PSD) determinou que todos os motoristas e profissionais de saúde que empreenderem viagem para Araguaína, Augustinópolis e/ou outra referência, no translado de pacientes, deverão fazer uso de máscaras, luvas e primar pela higienização das mãos! “Apenas uma forma de prevenção e cautela!”, avisa o comunicado do prefeito.
Procon cancela eventos
Por conta do decreto do governador Mauro Carlesse (DEM), o Procon Tocantins adiou a Semana de Renegociação de Dívidas, que estava prevista para iniciar nesta segunda-feira, 16, em Araguaína e Gurupi. Conforme o órgão, a medida se faz necessária devido o avanço do coronavírus. Ainda conforme o Procon, toda a programação das ações em comemoração ao Dia do Consumidor, que aconteceria nesta semana em diversos municípios, está cancelada.
13 casos suspeitos
Conforme o secretário estadual da Saúde, Edgar Tollini, são 13 casos suspeitos no Tocantins: nove em Palmas e quatro no interior (Araguaína, Paraíso, Porto Nacional e Pindorama). No caso de Pindorama, é de uma pessoa que esteve num cruzeiro pela costa brasileira com passageiros estrangeiros. Segundo Tollini, três somente tem história epidemiológica de viagem internacional (as duas jovens de Palmas e uma residente em Portugal). Na noite desse sábado, 14, entraram mais dois casos via Unimed que estão sendo monitorados e neste domingo, 15, o Estado foi notificados de outros dois casos de pai e filho que chegaram de Portugal e já estão isolados. Todos estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde de Palmas.
Exames no Lacen-TO
O secretário disse que todos estão sendo monitorados clinicamente e aguardando resultados. A partir de quarta-feira, 18, o Estado receberá 250 testes do Ministério da Saúde para diagnóstico no próprio Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO).