A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), antecipou alterações no funcionamento das atividades não essenciais e em instituições de ensino de Palmas que estarão em novo Decreto a ser publicado nesta quarta-feira, 05, no Diário Oficial. As medidas foram tomadas com base no “coronômetro”, ferramenta que monitora os indicadores da pandemia do novo coronavírus na Capital.
Flexibilização das ocupações
O decreto trará algumas mudanças em relação às medidas em vigor. Entre elas, estão: a ampliação da ocupação do comércio não essencial de 30% para 50%; os shoppings poderão funcionar aos sábados e domingos no sistema delivery e drive trhu; lanchonetes e similares poderão funcionar com consumo no local, também com 50% da capacidade.
Educação
Na rede municipal será autorizado o retorno das atividades administrativas e dos profissionais docentes nas escolas e centros de educação infantil, conforme regras que serão estabelecidas por meio de portaria da Secretaria da Educação. Com relação à rede particular, o município deverá se reunir com representantes das instituições de ensino para apresentar a proposta de retorno gradual das atividades, que só poderá ocorrer caso não seja prorrogado o Decreto 6.230 do Estado, que suspende as atividades educacionais em todo o território tocantinense até 14 de maio.
Responsabilidade e embasamento científico
Cinthia Ribeiro defendeu os protocolos sanitários que vêm sendo adotados no município. “Vejo que medidas restritivas foram tomadas na hora certa. Tivemos atitudes assertivas e conseguimos reduzir novos casos da doença e ampliar a oferta de leitos. Agora, conto com o apoio da população para continuarmos avançando, sempre com responsabilidade, embasamento técnico e científico, e respeito à vida”, disse a prefeita.
Migração para a fase amarela
Secretário-executivo da Saúde e presidente do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Covid-19 Palmas), Daniel Borini afirma que a transição de fase apontada pelo coronômetro nos últimos dias indica uma regressão da transmissibilidade do novo coronavírus, com alcance de um resultado mais positivo na maioria dos indicadores de avaliação. “Estamos deixando a fase laranja e migrando para a amarela. Avançamos em alguns indicadores, seguimos vacinando e hoje temos mais leitos”, ponderou.
Número de casos em alta
Depois de quedas consecutivas, o número de novos casos de Covid-19 voltou a subir em Palmas na semana passada, conforme levantamento da Coluna do CT junto aos boletins epidemiológicos da Secretaria Estadual da Saúde. Com duras medidas de restrição, a desaceleração dos novos casos ocorreu por seis semanas seguidas, mas, após o início da flexibilização, nos últimos sete dias foram registrados mais 714 contra 593 do período anterior. Assim, a variação das infecções foi de 1,6% para 1,9%.