A seccional tocantinenses da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) emitiu uma nota na noite desta quinta-feira, 5, para parabenizar Ângela Issa Haonat por ter sido a escolhida como a nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), o que foi confirmado na última edição do Diário Oficial do Estado. Entretanto, a manifestação do órgão veio com um pedido. “Além de cumprir as exigências jurídicas e meritórias do cargo, a desembargadora ora nomeada, por sua origem profissional, deve ser sensível aos percalços da advocacia”, anotou.
Quinto constitucional
A escolha da mais nova membro do TJTO começou com um embate entre a advocacia e o Ministério Público (MPE), visto que os dois reivindicavam a vaga deixada por Amado Cilton, condenado a aposentadoria compulsória após ser acusado de venda de sentenças. A Ordem acabou vencendo a queda de braço com os procuradores, conforme decisão da presidência do Judiciário. Em seguida, a OAB abriu a formação da lista sêxtupla. Das 33 candidaturas, além da nova desembargadora (25 votos), sobraram: Arthur Oscar Thomaz de Cerqueira (22), Marcos Antônio de Sousa (21), Luciano Ayres da Silva (21), Paulo Roberto da Silva (19) e Verônica Silva do Prado Disconzi (16). Estes foram os nomes que seguiram ao Pleno do Tribunal de Justiça, que selecionaria três indicações ao governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). No TJTO, a preferência da advocacia foi respeitada, e na mesma sequência. Haonat liderou com 10 votos, Cerqueira ficou em segundo com 7 e Sousa recebeu seis. O chefe do Poder Executivo executou o favoritismo do processo, nomeando Ângela Issa Haonat.
Leia a íntegra da nota da OAB do Tocatins:
“A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins parabeniza a advogada Ângela Issa Haonat pela nomeação como desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins na vaga destinada ao Quinto Constitucional da Advocacia.
Além de cumprir as exigências jurídicas e meritórias do cargo, a desembargadora ora nomeada, por sua origem profissional, deve ser sensível aos percalços da advocacia.
A OAB/TO cumprimenta de maneira especial aos demais colegas advogados e advogadas que representaram a advocacia com altivez, serenidade e dignidade a lista sêxtupla escolhida pelo Conselho Estadual da Ordem”.
GEDEON PITALUGA JUNIOR
Presidente da OAB Tocantins”