Iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal foi assinado em solenidade na sexta-feira, 19, pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e por representantes do Tribunal de Justiça (TJTO), da Corte de Contas (TCE), da Ordem dos Advogados (OAB), da Defensoria (DPE), da Federação da Agricultura e Pecuária (Faet), além de prefeituras, empresas e outros órgãos públicos. O evento também foi marcado pela premiação de 85 municípios devido ao índice de vacinação atingido em 2023.
ENTENDA
O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal tem como objetivo incentivar uma atuação coordenada e nacional entre o Ministério Público e órgãos e entidades envolvidos com a saúde pública, em busca da consciência vacinal e da retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura de vacinas em todo o Brasil. “O Tocantins é um aliado estratégico. É o 17° estado a aderir e, pela primeira vez, assinamos o pacto com várias instituições e prefeituras presentes”, destacou o conselheiro do CNMP, Jayme de Oliveira, presente no evento.
PELA PORTA DA FRENTE
Para o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, a mobilização estadual e nacional proporcionada com a assinatura do pacto é fundamental. “O Ministério Público entrou pela porta da frente, buscando conscientizar a população, os gestores municipais e estaduais, além de várias outras instituições. A vacina é, sem dúvida, uma forma preventiva de evitarmos doenças e gastos com tratamentos e outros procedimentos”, pontuou.
INTEGRAÇÃO
Wanderlei Barbosa falou sobre a iniciativa. “Esse trabalho junto aos municípios tem dado resultado, porque fazemos campanhas de maneira integrada e forte para alcançarmos metas e tirarmos as nossas comunidades da vulnerabilidade. A gente tem que ter a compreensão que uma doença viral se controla com vacinação e não podemos politizar o Pacto, tão importante para nossa a saúde”, destacou o governador.
AMIGO DA DA VACINA
A programação também contou com a premiação de 85 prefeituras tocantinenses com o “Selo Município Amigo da Vacina” por alcançarem bons resultados em relação à vacinação em 2023. “Os gestores de prefeituras tocantinenses que empreenderam esforços e obtiveram bons resultados em relação à vacinação em 2023 estão sendo reconhecidos”, pontuou a promotora Araína Cesárea
BRONZE
Na categoria bronze foram premiados os seguintes municípios: Ananás, Angico, Aurora Do Tocantins, Bernardo Sayão, Bom Jesus, Buriti, Cachoeirinha, Caseara, Chapada De Areia, Combinado, Couto Magalhães, Cristalândia, Dois Irmãos, Dueré, Esperantina, Fátima, Goianorte, Itaguatins, Itaporã, Lagoa do Tocantins, Luzinópolis, Marianópolis, Mateiros, Miranorte, Natividade, Nova Rosalândia, Novo Acordo, Novo Alegre, Novo Jardim, Oliveira de Fátima, Peixe, Pequizeiro, Piraquê, Pium, Recursolândia, Sampaio, Sandolândia, Santa Rita, Santa Tereza, São Salvador, Silvanópolis, Tabocão, Taipas do Tocantins, Tocantinópolis e Xambioá.
OURO
Na categoria ouro foram premiados os seguintes municípios: Almas, Aragominas, Araguaçu, Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Babaçulândia, Bandeirantes, Barrolândia, Campos Lindos, Cariri do Tocantins, Carrasco Bonito, Centenário, Chapada da Natividade, Dianópolis, Divinópolis, Itacajá, Itapiratins, Guaraí, Juarina, Lagoa da Confusão, Lizarda, Miracema do Tocantins, Nova Olinda, Palmeiras do Tocantins, Palmeirópolis, Paraíso do Tocantins, Paranã, Pedro Afonso, Riachinho, Santa Maria, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião, Sítio Novo, Sucupira, Talismã, Tupiratins e Wanderlândia.