A Prefeitura de Palmas confirmou o segundo caso do novo coronavírus, a Covid-19. Conforme nota do município, a confirmação se deu nessa sexta-feira, 20, por volta das 22 horas, por um laboratório privado. A prefeitura disse que o caso já havia sido notificado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a paciente estava em observação domiciliar. “A paciente teve uma piora no seu quadro de saúde, foi internada em leito de UTI de hospital privado, mas teve alta na sexta-feira”, afirma a nota.
Pessoas próximas monitoradas
Ainda de acordo com o município, todas as pessoas que tiveram contato mais próximo com a paciente estão sendo monitoradas e os dados repassados ao Ministério da Saúde que, posteriormente, informa à instância estadual, como é o protocolo.
Fique em casa
A prefeitura reforçou a recomendação para que a população permaneça em casa, em isolamento social, a fim de evitar a propagação do coronavírus. “E reafirma que está dedicando todos os seus esforços para manter sob controle a propagação dessa em nossa cidade. A nossa prioridade máxima é salvar vidas e, para isso, contamos com o apoio de todos”, afirma a nota.
O primeiro caso
O primeiro caso do coronavírus de Palmas foi confirmado na quarta-feira, 18, de uma advogado que havia participado de um congresso em Fortaleza (CE).
500%
Em Palmas, havia 8 casos suspeitos na terça-feira chegou a 23 nessa quinta-feira e nesta sexta-feira a 48. Ou seja, de terça a esta sexta-feira, o aumento de casos suspeitos foi de 500% — de 8 para 48.
Contato com 1º caso
Conforme nota da Secretaria Estadual de Saúde, a paciente com coronavírus confirmado nessa sexta tem 47 anos, hipertensa e teve contato com o primeiro caso. “A sociedade precisa ficar alerta e seguir as recomendações. O Estado está preparado para a condução dos casos suspeitos, mas precisamos que a população haja com responsabilidade social”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini.