A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), decretou luto oficial por três pela morte na sexta-feira, 10, do monsenhor Rui Cavalcante Barboza, aos 88 anos. Ele sofreu um AVC em 2019 e vinha enfrentando problemas de saúde. “Monsenhor Rui foi um homem de fé e de ação, dedicado ao trabalho missionário, à educação e à promoção humana. Sua atuação em defesa da justiça social e dos direitos humanos o tornou uma referência na região e um modelo de dedicação e abnegação”, afirmou Cinthia, em nota de pesar.
Também em nota, a Arquidiocese de Palmas afirmou que Monsenhor Rui “viveu plenamente o seu ministério sacerdotal, doando, boa parte da sua vida pela acolhida, pela educação, pela promoção e inclusão social e pela evangelização de muitas pessoas e de muitas famílias”. “Muitas dessas pessoas foram acolhidas e ajudadas, na sua solicitude pastoral; muitas outras foram casadas, batizadas, confessadas, aconselhadas e evangelizadas, na sua fé, na sua missão”, diz.
Em nota, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) afirmou que Monsenhor Rui “muito contribuiu para a criação do Estado” e que ele “deixa um legado homem de fé, lutas e dedicação ao trabalho da Igreja e, sobretudo, no amor ao próximo, que manifestou ferrenhamente com seu reconhecido trabalho na área social”.
Natural de Corrente (PI), Monsenhor Rui era pioneiro no Tocantins, tendo chegado a Porto Nacional na década de 1950 para estudar no Seminário Menor, a convite do bispo Dom Alano Marie Du Noday.
Foi professor no Estado e fundou o Colégio João XXIII, em Colinas do Tocantins.
NOTAS DE PESAR
Monsenhor Rui, como sabemos viveu plenamente o seu ministério sacerdotal, doando, boa parte da sua vida pela acolhida, pela educação, pela promoção e inclusão social e pela evangelização de muitas pessoas e de muitas famílias. Muitas dessas pessoas foram acolhidas e ajudadas, na sua solicitude pastoral; muitas outras foram casadas, batizadas, confessadas, aconselhadas e evangelizadas, na sua fé, na sua missão.
Arquidiocese de Palmas
É com imensa tristeza que venho prestar minhas condolências pelo falecimento de Monsenhor Rui Cavalcante Barbosa, ocorrido neste 10 de fevereiro. Monsenhor Rui foi um homem de fé e de ação, dedicado ao trabalho missionário, à educação e à promoção humana. Sua atuação em defesa da justiça social e dos direitos humanos o tornou uma referência na região e um modelo de dedicação e abnegação.
Ao longo de sua vida, Monsenhor Rui deixou um legado imortal que será sempre lembrado e honrado pelo povo do Tocantins. Sua presença amorosa e acolhedora será sentida para sempre, e sua dedicação à missão da Igreja Católica continuará a inspirar gerações de jovens que buscam seguir o caminho da fé e da justiça.
Em sua honra, decreto luto oficial por três dias e presto minhas condolências aos seus amados familiares, amigos e paroquianos.
Cinthia Ribeiro
Prefeita de Palmas
Manifesto meu pesar pelo falecimento do Monsenhor Rui Cavalcante Barbosa, nesta sexta-feira, 10.
Monsenhor Rui Cavalcante Barbosa foi pioneiro do Tocantins e muito contribuiu para a criação do Estado. Monsenhor Rui deixa um legado homem de fé, lutas e dedicação ao trabalho da Igreja e sobretudo, no amor ao próximo, que manifestou ferrenhamente com seu reconhecido trabalho na área social.
Neste momento de luto, nossos corações são confortados pela história de vida de Monsenhor Rui Cavalcante e na crença de que ele está nos braços de Nosso Senhor Jesus Cristo. A todos os familiares, amigos e a todos os católicos tocantinenses, meus sinceros sentimentos.
Wanderlei Barbosa
Governador do Estado do Tocantins
Hoje perdi um grande amigo, o nosso querido Monsenhor Rui Cavalcante. Figura importante desde antes da criação do Tocantins.
Com mais de 50 anos de devoção ao sacerdócio e seu trabalho missionário, Monsenhor Cavalcante deixa um grande legado de amor ao próximo e dedicação ao nosso Estado, inclusive na educação.
Nesse momento, rogo ao nosso Senhor Jesus Cristo que o receba de braços abertos e que conforte os corações de seus familiares e amigos.
Professora Dorinha
Senadora
Com pesar recebemos a notícia do falecimento do estimado Monsenhor Rui Cavalcante Barbosa, ocorrido nesta sexta-feira, 10 de fevereiro.
Rui Cavalcante Barbosa veio do interior do Piauí para estudar no Seminário Menor de Porto Nacional, na década de 1950, a convite do bispo Dom Alano Marie du Noday. Ele foi um das dezenas de “padres curraleiros” ordenados pelo bispo francês. De hábitos simples, Monsenhor se destacou pelo trabalho missionário e, principalmente, pelo trabalho educacional realizado no então Norte de Goiás, especialmente em Colinas do Tocantins, onde fundou o Colégio João XXIII, do qual foi diretor por muitos anos. Figura importante desde antes da criação do Estado, deixa um legado de fé e dedicação ao nosso Tocantins.
Neste momento de dor, pedimos a Deus para consolar todos os que sofrem com essa partida.
Palmas-TO, 10 de fevereiro de 2023
Moisemar Marinho
Deputado Estadual
A Paróquia Catedral Nossa Sra. das Mercês de Porto Nacional – TO, manifesta profundo pesar pela morte do Monsenhor Rui Cavalcante, irmão do Monsenhor Juraci Cavalcante. Figura importante desde antes a criação do Estado, ele deixa um legado de fé e dedicação ao Tocantins.
Nossa solidariedade aos familiares e amigos!