A 4ª Conferência Estadual de Economia Popular e Solidária aconteceu nesta quinta, 24, e continua nesta sexta-feira, 25, em Palmas. O objetivo é debater as propostas do Tocantins para a 4ª Conferência Nacional (4ª Conaes) e eleger os delegados que representarão o Estado nesta etapa. O abertura do evento será às 18 horas com a realização de uma palestra sobre análise de conjuntura e balanço dessa política pública, leitura e aprovação do regimento interno.
ELEIÇÃO
A conferência estadual elegerá delegados representantes de empreendimentos da economia solidária, poder público e organizações sociais. O Tocantins participa com 16 delegados titulares e 8 suplentes.
2º DIA
Já nesta sexta, 25, serão formados os grupos de trabalhos com os delegados eleitos nas conferências intermunicipais, que discutirão aos eixos da conferência: realidade socioambiental, cultural, política e econômica; produção, comercialização e consumo; financiamento: crédito e finanças solidárias; educação, formação e assessoramento técnico; ambiente institucional: legislação, gestão e integração de políticas públicas. Ao final, a plenária votará as propostas que serão levadas para a conferência nacional, bem como os delegados estaduais.
ENTENDA
A 4ª Conferência Estadual de Economia Solidária foi convocada pela Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego no Tocantins, e é realizada conjuntamente pelas Secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e da Agricultura e Pecuária (Seagro), do Fórum Estadual de Economia Popular e Solidária. Tem o apoio institucional da Unopar, Sebrae e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).