Na comparação semana a semana que a Coluna do CT vem fazendo a partir dos Boletins Epidemiológicos da Secretaria Estadual da Saúde, Palmas registrou a pior semana em número de mortes, mas teve o melhor resultado em termos de contaminação pela Covid-19 desde o início de março, quando esta segunda onda chegou ao pico. Do dia 11 para esse domingo, 18, morreram 33 palmenses — o maior número de óbitos havia sido 32, entre 7 e 14 de março. Isso fez com a variação subisse de 3,3% na semana anterior para 8,2% nos últimos sete dias.
Novos casos de Covid-19 no menor patamar
Em casos de contaminação, a Capital registrou a menor variação numa semana desde o início de março, com 645 novas positivações da doença, alta de 1,7% em relação à semana anterior (de 4 a 11 de abril), quando esse índice já havia sido reduzido para 2,1%. A velocidade dessa transmissão chegou a crescer 7,1% entre 7 e 14 de março.
Colinas reduz mortes e infecções
Quem reduziu muito a variação de mortes e casos foi Colinas. Em óbitos, a cidade registrou dois, alta de 2,5% em relação à semana anterior. No pico desta segunda onda, Colinas teve dez falecimentos por Covid-19 entre 14 e 21 de março, variação de 19,2% de uma semana para a outra. Em casos de contaminação, o crescimento nesta última semana foi o menor entre as cidades mais impactadas, com 94 novos registros, ou alta de 1,6%.
Contaminação ainda em alta em Araguaína
Em Araguaína, o número de mortes caiu para 9 contra 16 na semana anterior, uma variação de 2,7% entre o dia 11 e esse domingo, contra 5,1% no período que antecedeu. Mas houve alta de 3,1% no total de infectados, com 763 novos registros da Covid-19, contra 538 há duas semanas.
Gurupi derruba índices de mortes e infecções
Gurupi conseguiu derrubar bem a variação de mortes, de 12, entre os dias 4 e 11 de abril, para 5 desta última data até esse domingo, variação de 3,4% semana passada conta 8,8% na anterior. Em casos de infecção, também houve uma ligeira redução do ritmo de avanço da Covid-19. Na semana anterior variou 4,5% e nessa última, 3,3%.
Cenário melhora em Porto
O número de mortes caiu em Porto Nacional semana passada, quando registrou 8 contra 11 no período anterior. A variação de uma semana para outra recuou de 8,6% para 5,8% entre o dia 11 e esse domingo. Já o total de contaminações registrou estabilização, com ligeira queda. Foi de 3,8% entre o dias 4 e 11 de abril e a semana passada fechou com alta de 3,3%.
Piores índices das cidades mais impactadas
Paraíso registrou uma freada brusca na evolução das mortes na semana passada. Enquanto foram 20 óbitos entre os dias 4 e 11 de abril, variação de 21,3% sobre o período anterior, na última semana faleceram 11 paraisenses, oscilação de 9,6%. Apesar da redução, ainda é o maior índice das cidades mais impactadas. Em casos de infecção, também houve recuo de 6,3% há duas semanas contra 4,3% entre o dia 11 e esse domingo. Também é a maior variação registrada entre as cidades mais impactadas pela Covid-19.
— Confira a íntegra de mortes e casos nas cidades mais impactadas do Tocantins.