O jornalista e fotógrafo pioneiro no Tocantins Elson Caldas faleceu aos 61 anos em sua residência em Palmas nesse sábado, 20. Ele enfrentava um câncer no intestino desde 2015.
Caldas registrou alguns dos principais momentos do Estado, onde chegou em 1989, para morar em Miracema, então capital provisória. Em 2017, ele se aposentou por causa da doença.
Em nota de pesar, o governador Mauro Carlesse (DEM) lembrou que, pioneiro na comunicação do Estado, Caldas “viu o nascer do Estado e muito trabalhou por seu crescimento”. “Deixa, entre os que o conheceram e trabalharam ao seu lado, pioneiros e atuais, a imagem do servidor honrado que tudo fez para que a história do Tocantins fosse eternizada”, disse Carlesse.
Também em nota, o ex-governador Marcelo Miranda (MDB) e a deputada federal Dulce Miranda (MDB) conheceram o trabalho do jornalista durante suas três gestões no Palácio Araguaia. “Por meio de sua sensibilidade e feeling jornalístico capturou imagens espetaculares que fazem parte do acervo fotográfico do Tocantins”, disseram. Para Marcelo e Dulce, Caldas “deixa uma folha de serviços prestados ao Estado, especialmente Palmas, quando chegou à Capital no início de sua criação”. “As suas lentes registraram com precisão e maestria o desenvolvimento da nossa Capital”, afirmaram.
O deputado estadual Valdemar Júnior (MDB) disse que o jornalista “participou ativamente da construção da história de nosso Estado e Capital, registrando momentos importantes desde o início da formação de Palmas, em diferentes fases de sua construção”. “Elson viu Palmas nascer e crescer. Ele não só registrou esse desenvolvimento da Capital, como também, deu oportunidade para que diversas pessoas pudessem passear no tempo, através de suas memórias fotográficas, momentos marcantes da história de Palmas”, afirmou.
O secretário estadual da Comunicação, Élcio Mendes, lembrou que Caldas “sempre foi muito querido por todos os colegas que com ele conviveram, dos pioneiros aos mais recentes”. “Fica, além da saudade, o legado de um servidor que sempre lutou pela categoria e pelo crescimento do Estado, registrando e ajudando a construir a história do Tocantins”, disse o secretário.
Confira as notas de pesar:
Com muito pesar recebi, na noite deste sábado, 20, a triste notícia do falecimento do jornalista e repórter fotográfico Elson Pereira Caldas, servidor da Secretaria de Estado da Comunicação do Tocantins.
Pioneiro na Comunicação do Estado do Tocantins, Elson Caldas viu o nascer do Estado e muito trabalhou por seu crescimento. Deixa, entre os que o conheceram e trabalharam ao seu lado, pioneiros e atuais, a imagem do servidor honrado que tudo fez para que a história do Tocantins fosse eternizada.
Nesse momento de saudades e pesar, rogo a Deus, que por meio de seu Santo Espírito, console os corações de seus familiares, amigos e servidores que com ele conviveram.
Mauro Carlesse
Governador do Estado do Tocantins
____________________________________________
Muito consternado comunico que hoje (21) faleceu meu amigo Elson Caldas, um dos pioneiros em Palmas.
Elson foi o primeiro professor de fotografia da Universidade Federal do Tocantins, um humanista apaixonado por justiça social que se vai, após lutar bravamente contra o câncer.
Meu sentimento à toda sua família, amigos e alunos. Muita força à todos!
Descanse em paz, amigo Elson!
Elson Caldas presente!
Célio Moura
Deputado federal
__________________________________________
A Secretaria de Estado da Comunicação do Tocantins, em nome de todos os seus servidores, atuais e pioneiros, lamenta, com muito pesar, o falecimento do servidor, o jornalista e repórter fotográfico Elson Pereira Caldas, na noite deste sábado, 20.
Elson Caldas é um pioneiro na Comunicação do Estado do Tocantins, sendo servidor efetivo da Secom desde 1994. Sempre muito sorridente, Elson Caldas sempre foi muito querido por todos os colegas que com ele conviveram, dos pioneiros aos mais recentes. Fica, além da saudade, o legado de um servidor que sempre lutou pela categoria e pelo crescimento do Estado, registrando e ajudando a construir a história do Tocantins.
Que nosso eterno e bondoso Deus console os corações de seus familiares, amigos e dos colegas que tiveram o privilégio de trabalhar e conhecer Elson Caldas.
Élcio Mendes
Secretário de Estado da Comunicação do Tocantins
_______________________________________
Recebemos com muita tristeza a notícia da morte do fotojornalista Elson Caldas, ocorrida neste sábado.
Tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho desse excelente profissional em todos os nossos governos, do qual, por meio de sua sensibilidade e feeling jornalístico capturou imagens espetaculares que fazem parte do acervo fotográfico do Tocantins.
Elson deixa uma folha de serviços prestados ao Estado, especialmente Palmas, quando chegou à Capital no início de sua criação. As suas lentes registraram com precisão e maestria o desenvolvimento da nossa Capital.
A memória de Elson Caldas, assim como das suas fotos, já está marcada na história do Tocantins, da qual devemos preservá-la com respeito e merecimento.
Estendemos as nossas profundas condolências aos familiares e aos profissionais de imprensa do Estado. Deus o receba, grande fotógrafo!
Deputada Federal Dulce Miranda e ex-governador Marcelo Miranda
________________________________________
É com pesar que lamentamos profundamente o falecimento de um dos nomes mais importantes da fotografia Tocantinense, o repórter fotógrafo Elson Caldas, ocorrida na noite deste sábado, dia 20, em sua residência, em Palmas, em decorrência de um câncer no intestino.
Natural de Goiânia (GO) e pioneiro em Palmas, Elson era querido por todos, pelo seu jeito irreverente e engraçado de ser. Ele foi um dos primeiros fotógrafos a integrar o quadro de servidores do governo do Tocantins, onde trabalhou na Secom, no Palácio Araguaia, durante anos, registrando os principais fatos da política tocantinense.
Elson participou ativamente da construção da história de nosso Estado e Capital, registrando momentos importantes desde o início da formação de Palmas, em diferentes fases de sua construção.
Elson viu Palmas nascer e crescer. Ele não só registrou esse desenvolvimento da Capital, como também, deu oportunidade para que diversas pessoas pudessem passear no tempo, através de suas memórias fotográficas, momentos marcantes da história de Palmas.
Minha solidariedade aos familiares e amigos. Que Deus conforte o coração de todos, por esta triste perda.
Valdemar Júnior
Deputado Estadual