O governo estadual informou nesta quarta-feira, 31, que começou a instalar mais vigas pré-moldadas para dar continuidade nas obras de construção da ponte sobre o Rio Tocantins entre Porto Nacional e Fátima. A obra recebeu investimento de R$ 149 milhões em parceria com o Banco de Brasília (BRB) e está com mais de 65% da estrutura concluída. “A obra está com um avanço considerável.[…]Estamos trabalhando para que no início de 2024 estejamos com toda a ponte executada para poder dedicar atenção apenas ao revestimento, acabamento e sinalizações”, Douglas Pereira, engenheiro da Rivoli do Brasil à frente da construção.
OBRA ADIANTADA
O engenheiro da Agência Tocantinense de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Celso de Oliveira e suplente da fiscalização, Celso de Oliveira, entende que a obra está bem adiantada, a fundação já está sendo finalizada e os pilares do lado de Porto Nacional já estão todos prontos, faltando apenas o lançamento das vigas pré-moldadas. “A fase de lançamento de viga está programada para ser concluída até a primeira quinzena de agosto, além da conclusão do balanço sucessivo, que liga a parte de Porto. Ficará faltando apenas o lado de Fátima, que também já está bastante adiantado”, afirmou.
ESTRUTURA
As fundações executadas na obra, além de terem uma profundidade média de 30 metros, têm diâmetro variável entre 1,20 metros e 1,60 metros. Serão lançadas um total de 90 vigas. A estrutura de concreto da ponte que está sendo construída sobre o Rio Tocantins possui 1.088 metros, além do encabeçamento de 200 metros de cada lado, totalizando 1.488 metros.
ALTERNATIVA SEGURA
A ponte está sendo construída como uma alternativa segura à já existente ponte sobre o Rio Tocantins, construída em 1970 e interditada parcialmente desde 2011. Atualmente, a travessia de veículos pesados está sendo realizada por meio de balsa.