A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo, celebrou na sexta-feira, 13, 157 anos de emancipação política com desfile cívico-militar e cultural percorrendo a Avenida Beira Rio. O evento contou com a apresentação da Marinha do Brasil, da Policia Militar, Policia Civil, Guarda Municipal, do Exército Brasileiro, das escolas municipais e estaduais e todas as secretarias da Prefeitura.
O prefeito Joaquim Maia parabenizou os portuenses. “Este bolo representa exatamente o que nós queremos para Porto Nacional, que é homenagear o município neste dia de 157 anos de emancipação política, que traz consigo a história de luta de um povo que remonta há mais de 280 anos, que ajudaram a construir essa grande e bela cidade. Hoje nós queremos parabenizar todo nosso povo, toda a nossa gente que acredita, vive e acima de tudo ama Porto Nacional”, destacou o Prefeito Joaquim Maia.
O secretário de cultura e turismo, Arnaldo Bahia, frisou a importância de valorizar e resgatar a cultura no município de Porto Nacional. “O nosso trabalho é exatamente esse e hoje nos 280 anos de história e 157 anos de emancipação politica nós trouxemos para a Avenida nesta manhã um pouco do que é Porto Nacional, as nossas tradições, as nossas raízes, a nossa gente. Aqui estavam nações indígenas, a nossa catira, o nosso povo, e Porto Nacional é tudo isso, a capital da cultura”, afirmou Arnaldo.
O deputado federal Vicentinho Junior prestigiou o evento.
Comenda Mestre Adelino
Na ocasião, o prefeito entregou a comenda Mestre Adelino Gonçalves para Raimundo Lopes Sampaio (Doca do Acordeon), João Berchmans de Oliveira (Torres) e Edson Gomes da Silva (Edson do Sax). A homenagem visa reconhecer artistas notáveis pelos serviços prestados à comunidade. (Com informações da ascom da Prefeitura de Porto Nacional)