A programação da 9ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia (Siceteg) foi aberta oficialmente na noite de quarta-feira, 25, pela prefeita Josi Nunes (UB). O evento também batizado de Gurupi +Tech tem como tema “Ciências Básicas para um Desenvolvimento Sustentável” e segue até sexta-feira, 27. “A Sicteg sempre foi uma grande semana, mas estamos ampliando com a participação do setor privado, com os negócios. Acredito que essa integração entre academia, gestão e empresas, dará muitos frutos para a cidade”, defendeu em discurso.
PARCERIAS
Josi Nunes ressaltou a importância das parcerias para a realização do evento. “É uma realização da Prefeitura de Gurupi e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com a parceria do Estado, da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (Acig), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fecomércio, todo o Sistema S, Energisa, BRK, e muitos empresários participando desse processo. De mãos dadas faremos um brilhante evento. E aqui nas discussões, esperamos que os pesquisadores encontrem soluções para problemas do nosso dia-a-dia,”, destacou.
EVENTO DE CONHECIMENTO E DE NEGÓCIOS
Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Talita Ferreira exaltou o evento. “Agora além de sermos um evento de conhecimento, também somos um evento de negócios, com o apoio das empresas que abraçaram essa ideia de vir para a Gurupi + Tech mostrar seus negócios”, enfatizou. “É um momento muito esperado pelas instituições de ensino superior, que se unem para fazer mostras científicas, extensão, trazer para o público o que tem sido feito diferente dentro da universidade”, emendou Sara Falcão, reitora da Unirg.ENTENDA
A Gurupi +Tech é realizada pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e o SEBRAE. Co-realizada pela Universidade de Gurupi (UnirG), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) e Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG). São parceiros do evento o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAC), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Social do Comércio (SESC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT) e a BRK Ambiental.