Kits da Agricultura Familiar foram entregues pelo prefeito Joaquim Maia e pelo secretário municipal da Produção, Jefferson Lopes, aos pequenos produtores rurais do município. Entre os benefícios estão: um Caminhão Baú; um kit escritório com computador, impressora, mesa e cadeira; duas balanças (1 de 30 kg e outra de 300 kg), uma câmara fria, 150 paletes, 40 bancas para feirantes e 40 aventais e toucas, além da abertura de novos boxes (salas comerciais). As entregas também contaram com a parceria da Secretaria Estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social. A solenidade aconteceu nessa terça-feira, 9, no espaço da antiga Rodoviária, na Feira do Produtor.
As vésperas do aniversário de 158 anos de Porto Nacional o prefeito Joaquim Maia, emocionado, falou que a iniciativa irá facilitar a vida de todos os envolvidos. “Estamos oportunizando aos nossos produtores rurais, trazer a produção do campo para a cidade, com qualidade de equipamentos e transporte. Isso tudo faz com que fortalecemos as escolas do município e consequentemente, toda a comunidade”, disse o Prefeito.
Para o secretário Jefferson Lopes, as entregas vão dar sustentabilidade e apoio para os produtores, que enfrentam muitas dificuldades no transporte do produto até a cidade, bem como na comercialização dos mesmos.
“Precisamos atender os produtores, acima de tudo, com segurança alimentar. Com o caminhão e a câmara fria, o nível de trabalho será muito mais elevado e seguro,” explicou o Secretário.
A Feira do Produtor recebeu novos boxes-salas comerciais, para incrementar a economia local. Já estão em pleno funcionamento as lojinhas do Rei da Mandioca, Laticínio do Vale, Steed Service, Restaurante Tá na Mesa, Lanchonete Nacional, Casa de Carnes Dias, Casa da Cerca Elétrica e Sulamita Cabeleireira.
O secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Messias Araújo, explicou como as aquisições ajudarão os produtores do município de Porto Nacional a crescerem no campo.
“Aqueles agricultores que antes tinham dificuldade em transportar seus alimentos, hoje não terão mais, porque, graças a essas aquisições, o produtor irá ter a facilidade de colher os seus alimentos e levá-los até o ponto de entrega”, observou o Secretário.
O evento foi marcado pela presença de vários produtores rurais, que, representados pela presidente da Cooprato, Maria do Carmo, afirmou que com as entregas, o produto chegará em ótima qualidade à mesa da consumidor final.
“Levaremos os produtos do campo para a cidade com qualidade. As frutas e verduras irão chegar mais fresquinhas até a mesa do consumidor, isso será benéfico tanto para nós produtores, quanto para a comunidade em geral”, explicou Maria do Carmo. (Da assessoria de imprensa)