O Departamento de Posturas e Edificações de Araguaína (Demupe) e a Polícia Militar realizaram no sábado, 20, mais uma ronda noturna para fiscalizar bares e restaurantes quanto ao cumprimento das medidas de segurança contra a Covid-19, estabelecidas no Decreto 005 de 2021. Nesta ação, dois estabelecimentos foram interditados e terão que assinar um Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público (MPE) para reabrir.
Denúncias da população e MPE
Diretor do Demupe, Nicásio Mourão relata que os estabelecimentos fiscalizados são alvo de denúncias de moradores e do próprio MPE. “Observamos na ação a perturbação do sossego, que é relacionada ao som alto, e o não-cumprimento de medidas de segurança contra a covid-19 previstas no decreto municipal, como exceder o limite de horário, que aos finais de semana é fixado à meia-noite”, disse.
Medidas preventivas
Decreto publicado no Diário Oficial do dia 21 de janeiro estabelece que ficam suspensos por tempo indeterminado, tanto em áreas públicas quanto privadas, todos e quaisquer eventos. Bares e restaurantes podem funcionar das 7 às 23 horas dos domingos às quintas-feiras, e até a meia-noite das sextas-feiras e sábados ou feriados. Também fica terminantemente proibido o consumo de bebida alcoólica em todo e qualquer local público no município, medida que pode ser estendida para venda em bares e restaurantes em caso de agravamento.
Cenário epidemiológico
O boletim de acompanhamento dos casos de coronavírus em Araguaína divulgado no domingo, 21, registrou 55 confirmações para Covid-19. São 33 mulheres e 22 homens. Com esses, o município chegou aos 20.766 casos confirmados, sendo desses 586 casos ativos da doença, 19.914 recuperados e 266 óbitos. As unidades de tratamento intensivo (UTIs) da doença na cidade estão com taxa de ocupação de 62,9%. Já os leitos clínicos, estão 38,2% ocupados. (Com informações da Ascom/Araguaína)