A Prefeitura de Araguaína iniciará, a partir desta terça-feira, 17, o processo de transição da organização social responsável pela gestão do Hospital Municipal de Araguaína (HMA), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Ambulatório Municipal. O Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) solicitou rescisão do contrato e será substituído pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC). Na segunda-feira, 23, o ISAC assumirá a gestão das unidades.
“Não houve mais interesse do IBGH e o município providenciou a contratação emergencial de outra organização social para dar continuidade aos trabalhos. Não haverá perda de direitos dos trabalhadores, prejuízos a fornecedores, descontinuidade dos serviços à comunidade ou despesas extras para o município”, garantiu o secretário municipal da Saúde, Jean Luís Coutinho.
Atualmente, 300 profissionais compõem o quadro de colaboradores das três unidades. “Todos os servidores terão seus contratos assumidos e suas garantias trabalhistas respeitadas”, ressaltou.
O secretário garantiu ainda que a substituição da gestora não ocasionará alterações no cronograma para a abertura da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital Municipal Dr. Eduardo Medrado.
Saída amigável
Em nota, o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar informou que o encerramento da parceria com a Prefeitura de Araguaína deu-se de forma amigável e respeitosa. A entidade reiterou que todos os fornecedores e prestadores de serviços terão seus pagamentos “assegurados”.
Nova gestão
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos, fundada sob forma de associação civil em 2011, com sede em Brasília. Foi formado a partir da união de profissionais das áreas técnica e administrativa em saúde. Tem foco na administração de unidades hospitalares e pronto atendimento, trabalhando com o objetivo de otimizar a gestão e melhorar/humanizar a assistência nas instituições parceiras. (Com informações da Secom Araguaína)
Confira a íntegra da nota do IBGH:
“O Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar – IBGH comunica a toda a sociedade araguainense que, após negociações com a Prefeitura de Araguaína, decidiu por encerrar as operações na cidade e não mais participar da gestão compartilhada do Hospital Municipal de Araguaína, Ambulatório Municipal de Especialidades e Unidade de Pronto Atendimento do Araguaína Sul.
Os atuais 300 colaboradores das três unidades gerenciadas serão absorvidos pela próxima Organização Social que assumirá as unidades e terão todos os direitos garantidos.
No mais, o IBGH reitera que, ao longo de quase dois anos e meio na gestão compartilhada do HMA, UPA e AME, não mediu esforços para honrar com os compromissos firmados perante a sociedade araguainense na prestação de serviços humanizados e com o máximo de qualidade possível, e também junto aos colaboradores, se empenhando para honrar a confiança depositada e investir em condições dignas de trabalho.
A OS reitera que o encerramento da parceria com a Prefeitura de Araguaína deu-se de forma amigável e respeitosa e todos os fornecedores e prestadores de serviços terão seus pagamentos assegurados.
O IBGH deseja sucesso para a nova gestão e agradece a Prefeitura Municipal a parceria durante toda vigência contratual.”