Os 35 promotores de justiça com atuação eleitoral no interior e na Capital participarão no dia 7 de uma oficina que abordará a atuação do Ministério Público Eleitoral. O objetivo é a eleição suplementar e as eleições que acontecem em outubro.
O treinamento abordará temas que falam sobre o abuso de poder, propaganda eleitoral, caixa dois, crimes eleitorais, condutas vedadas, caixa 2 e arrecadação de recursos, além dos procedimentos administrativos mais comuns e da atuação no dia das eleições.
O procurador Regional Eleitoral, Álvaro Manzano vai falar sobre como deve ser a atuação do MP eleitoral nos processos eletivos que se aproximam.
Parceria
A oficina é uma parceria do Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf), com o Ministério Público Federal (MPF).
Eleições
As Eleições Suplementares para os cargos de governador e vice-governador do Tocantins serão realizadas em 3 de junho. Caso haja segundo turno, a data de retorno às urnas será 24 de junho. Os eleitos assumem o cargo até 31 de dezembro.
Em 7 de outubro, em primeiro turno, e 28 de outubro, nos casos de segundo turno, os eleitores tocantinenses retornam às urnas para eleger o governador e vice, que governarão no mandato 2019/2022, bem como o presidente da República, dois senadores, deputados federais e deputados estaduais.