O Dia da Advocacia será comemorado na sexta-feira, 11, e o presidente da seccional tocantinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Gedeon Pitaluga, divulgou material à imprensa para fazer uma breve reflexão sobre a profissão no Estado. O representante destacou especialmente as condições de trabalho no sistema judicial do Tocantins, chamando a atenção ao crescimento das demandas.
CERCA DE 13 MIL ADVOGADOS
Gedeon Pitaluga fez um paralelo entre 2023 e 2002, ano em que havia 2 mil advogados contra os cerca de 13 mil atuais [crescimento de 650% em 21 anos]. “Naquela época tínhamos processos físicos, hoje temos os eletrônicos, além de atendimentos telepresenciais. A Ordem se posiciona de forma firme, contundente e clara, assim será durante toda a gestão. Meu grande compromisso é pela defesa dos interesses da advocacia. Hoje o faço em homenagem e em solidariedade a toda magistratura, aos desembargadores, assessores, promotores e todos aqueles que de alguma forma atuam no sistema judicial e no Tribunal de Justiça”, afirmou.
MAIS VAGAS NO TJTO
A fala de Gedeon Pitaluga sobre o crescimento da demanda judicial vai de encontro à discussão sobre a necessidade de se aumentar o número de cadeiras no Pleno do TJTO, atualmente com 12. A possibilidade de se chegar a 15 desembargadores no Tocantins também pode evitar uma disputa por vagas com o Ministério Público (MPE), como já trouxe a coluna Em Off.
OBRAS
O material da assessoria da seccional também destacou a agenda de inaugurações pela atual gestão da OAB.A entidade prepara a inauguração da sede da subseção de Pedro Afonso, o lançamento e início das obras da de Guaraí e a entrega de salas da advocacia em Gurupi. A instituição ainda realiza no sábado, 12, em Araguaína; e no dia 19, em Palmas, o tradicional Baile do Rubi.