O processo de imunização dos médicos e enfermeiros da Capital contra a Covid-19 foi tema de audiência remota comandada pela promotora Araína Cesárea D’Alessandro. Diretores dos três maiores hospitais públicos de Palmas e representantes das secretarias estadual e municipal de saúde participaram da reunião. Conforme o Ministério Público (MPE), a cidade recebeu 6,6 mil doses. Segundo o Paço, o número de pessoas vacinadas chegou a 3.039 pessoas – incluindo os idosos e outros grupos de risco.
Recusa em se vacinar e duplo vínculo
Na reunião, a promotora questionou os motivos da lentidão na aplicação das vacinas, relatou que vem recebendo reclamações das categorias da saúde não inclusas nestas primeiras remessas. Cada unidade de saúde apresentou a quantidade de profissionais imunizados e expôs possíveis motivos para ausência de vacinação, sendo um deles a recusa em ser imunizado e, o outro motivo, o duplo vínculo do profissional, já que alguns servidores podem ter recebido a dose em outra unidade.
Programação
O município se comprometeu junto ao MPE a proceder entre esta quinta-feira, 4, e domingo, 7, a imunização das pessoas apontadas em listas enviadas pelos hospitais com nome e lotação dos profissionais que não receberam a vacina. Esta força-tarefa de vacinação está prevista para acontecer na unidade de saúde da 403 Sul.
Nota
Acionada, a Prefeitura de Palmas não comentou sobre o número de profissionais que recusaram receber a vacina ou esclareceu qualquer programação de imunização. Em nota, o município reforçou o número de doses aplicadas – 3.033 – e reforçou que o processo de vacinação pode ser acompanhado pelo portal municipal sobre a pandemia do novo coronavírus.
Leia a íntegra:
“A Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), informa que já foram vacinadas 3.039 pessoas, entre profissionais da saúde, trabalhadores do transporte/remoção de paciente, profissionais da rede estadual de atendimento ao vírus, idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILP) e seus cuidadores.
A Semus ainda reitera que o acompanhamento da vacinação em Palmas pode ser feito através do Boletim Epidemiológico, divulgado diariamente e também pelo vacinômetro divulgado diariamente após às 18 horas.
A evolução sobre a pandemia também pode ser acompanhada no site Plantão Coronavírus de Palmas.