Novas regras eleitorais estão vindo aí. A cada eleição há mudanças nas normas eleitorais e o país não consegue seguir um padrão em diversos assuntos nessa seara.
A título de exemplo, imaginemos o retrocesso que aconteceria caso a Câmara tivesse aprovado o “Distritão”, onde somente os candidatos mais votados seriam eleitos (sem proporcionalidade dos votos recebidos pelas legendas). Em um primeiro olhar alguém pode pensar: “é o certo”, mas não é. Caso isso acontecesse, as eleições seriam mais caras, o que estimula a corrupção e apenas os ricos as venceriam. Eles anunciaram esse Distritão e votaram na volta das coligações, que vai acontecer o que a de pior na política porque eles são eleitos não por ideias mas por ideais, além de ser a volta do ” Vale Tudo” e com isso, excluíram ainda mais as pessoas com deficiência do processo, ficando cada vez mais sem representatividade, como na situação atual.
Li recentemente em uma matéria nessa coluna que dizia que “os deputados votam a legislação eleitoral de acordo com seus interesses e nunca do Brasil“. É a pura verdade. Porém, temos que nutrir esperanças de que regras que visem incluir pessoas com deficiência seja aprovadas para as próximas eleições, evitando o capacitismo e outras formas de discriminação, demonstrando que pelo menos alguns governantes pensam em nós, pois infelizmente a inclusão nunca foi um tema importante para nenhum deles.
Vivemos em um país onde o Presidente da República não sabe o significado da sigla PCD (pessoa com deficiência), um ministro da Educação fala que universidade é para “poucos” e que quer criar escolas especiais para nós. Isso apenas demonstra que, no fundo, eles querem nos deixar isolados da sociedade de novo, sendo que a falta de convívio em meio à diversidade é algo péssimo tanto para quem tem deficiência como para quem não tem.
Sobra egoísmo e individualidade e falta altruísmo e sentimento de coletividade em nosso sofrido Brasil.
AGNALDO QUINTINO
É administrador, empreendedor educacional, palestrante, gago, surdo e feliz
quintino153@gmail.com