A expressão mi-mi-mi é o que as pessoas têm usado constantemente quando se trata do mutismo seletivo muitos sem saber a que se referem, querem “problematizar o mutismo”. Mas esclarecer situações da vida real é necessário e informação nunca é demais.
Mutismo Seletivo é o fracasso em falar em situações sociais específicas um exemplo é na escola onde afeta as crianças de 2 a 5 anos, é uma desordem psicológica rara, portanto não se trata de chamarmos as crianças de “tímida” ou com “vergonha de falar” sendo as meninas quando criança, mais comum elas adquirirem e o mutismo não tem causa específica.
Se a criança até os 6 anos de idade teve alguma experiência negativa, traumas,entrou em uma nova escola, vive em um ambiente familiar muito protetor ou tem pais autoritários pode ser situações que a levam ao mutismo seletivo, este assunto é bem desconhecido,e as pessoas acabam por ficar sem o tratamento correto ou não consegue encarar de frente.
Muitos profissionais, acreditam que a criança com mutismo está fazendo birra e muitos chegam até a comparar com depressão coisa que não tem nada a ver, muitos são motivos de piadas dentro da sala de aula por parte dos colegas e até mesmo dos professores e que em sua maioria agrava ainda mais a situação.
Uma dica muito valiosa; quando os pais sentirem alguma diferença no seu filho ou filha, procure mudar de escola, de convívio.Aos professores e gestores escolares,acolham seus alunos,tentem adaptar suas aulas para os alunos e alunas que sofrem de mutismo seletivo, eles não falam ou não interagem porque é uma questão bem complexa e acredite, a própria pessoa sofre com isso por não saber como sair, tudo que um portador dessa condição quer é interagir com as demais pessoas mas simplesmente não consegue.
Mutismo seletivo não é timidez excessiva, mas coisa séria e precisa ser tratado o quanto antes.
O acolhimento é, sem dúvida, a melhor maneira de se sentir seguro para superar isso.
AGNALDO QUINTINO
É administrador, empreendedor educacional, palestrante, gago, surdo e feliz
quintino153@gmail.com