“Pode entrar, a Defensoria Pública é sua!”. Com essa mensagem de boas-vindas já na porta de entrada, a Sala de Atendimentos da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) iniciou suas atividades para receber e atender as pessoas hipossuficientes que passem pela Casa de Leis e necessitem do atendimento jurídico integral, gratuito e de qualidade. A Sala de Atendimentos da Defensoria na Aleto fica na primeira sala à esquerda de quem adentra ao prédio.
Quem procura o pólo de atendimento da Defensoria na Assembleia Legislativa recebe o primeiro atendimento da assessora da Instituição Andreia Silva Morais, que explica que no local as pessoas assistidas podem, por exemplo, tirar dúvidas sobre andamento de processos, buscar orientações jurídicas ou fazer acompanhamentos dos casos que tramitam na Justiça. “As pessoas já estão vindo para conhecer o espaço, tirando dúvidas sobre os tipos de atendimentos prestados e acompanhando processos. É mais um importante canal de aproximação da Defensoria com o cidadão”, disse ela.
O atendimento no local é no mesmo horário de expediente na DPE-TO, ou seja: da 8 às 12 horas e de 14 às 17 horas. O objetivo da Sala de Atendimentos na Aleto é ampliar os acessos ao atendimento, possibilitando que as pessoas com perfil de assistidas que passem pela Casa de Leis possam, no local, também ter acesso a orientações jurídicas, acompanhamento de processos que tramitam na Justiça (consulta ao E-proc) e agendar atendimento com uma defensora ou um defensor público. (Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) Comunicação / Coordenação de Jornalismo)