Tendo em vista o aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia-INMET, sobre onda de calor, com grau de severidade e grande perigo para os próximos dias no Estado, com temperaturas com 5ºC acima da média, por período de três até cinco dias, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da área técnica de Vigilância em Saúde Ambiental relacionada aos Desastres Naturais, alerta a população tocantinense em geral, com relação aos riscos a saúde humana, causada por este fenômeno climático, e enfatiza a prevenção.
Nos próximos dias, segundo o Inmet, haverá uma sequência de pelos menos três dias seguidos com temperaturas máximas acima do esperado para a região, com umidade relativa do ar que varia entre 20% e 12%, bem abaixo dos índices preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), além de aumentar o risco de incêndios florestais.
A permanência de dias com temperatura acima do normal representa riscos relevantes para a saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, aumentando o incômodo nas pessoas e até mesmo o risco de mortalidade, principalmente de crianças e idosos.
“São mais vulneráveis ao calor: crianças nos primeiros anos de vida, idosos, portadores de doenças crônicas (hipertensão, arritmia, respiratórias, renais, diabetes e alcoolismo, obesos), acamados, pessoas com problemas ou transtornos mentais ou sofrimento psíquico e pessoas que utilizam determinados medicamentos, como: anti-hipertensivos, antiarrítmicos, diuréticos e antidepressivos”, detalha o diretor de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, Sérgio Luís de Oliveira.
Diante desse cenário, é recomendado às secretarias municipais de saúde que, planejem e realizem ações de prevenção e promoção da saúde da população relacionadas à estiagem, às queimadas e aos incêndios florestais em conjunto com o setor de meio ambiente, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) e/ou Brigadas de Incêndios, Companhia Independente de Polícia Militar Rodoviária e Ambiental (Cipra), agricultura, educação, entre outros.
“A ação dos municípios é muito importante, para que se criem mecanismos de alerta a toda a população e para que, a divulgação destas ações preventivas aconteça de forma simplificada e ampliada, principalmente quanto aos cuidados relativos a esses fatores de riscos com relação às condições climáticas nesse período, permitindo assim, intervenções em tempo hábil para evitar ou minimizar os agravos à saúde nestes dias de aumento de temperaturas, que iremos enfrentar no decorrer desta semana”, finaliza o diretor Sérgio Luís de Oliveira.
O alerta foi emitido para que as população redobre seus cuidados com a saúde nos próximos dias, então em caso de emergência, o Inmet recomenda que a população contate imediatamente a Defesa Civil, através do telefone 199 e que sigam algumas recomendações durante este período.
Cuidados durante o período de aumento da temperatura:
Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre às 10 e às 16 horas, use chapéus e óculos escuros;
Use roupa solta e aplique sempre protetor solar;
Diminua os esforços físicos e repouse frequentemente em locais à sombra, frescos e arejados;
Aumente o consumo de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
Faça refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes;
Permaneça de 2 a 3 horas por dia num ambiente fresco;
No período de maior calor, tomar um banho com água ligeiramente morna. Evite mudanças bruscas de temperaturas;
Evite a entrada do calor. Feche cortinas e/ou janelas mais expostas ao calor e facilite a circulação do ar;
Abra as janelas durante a noite;
Utilize menos roupas de cama e vista-se com menos roupas ao dormir, sobretudo, em bebês e pessoas acamadas. (Da assessoria de imprensa)