Mostrando que o empreendedorismo pode mudar a realidade dos municípios, em torno de 100 pessoas do Tocantins participam do Transformar juntos. O evento, organizado pelo Sebrae Nacional, ocorre até a próxima sexta-feira, 4, no Centro de Convenções, em Brasília.
Na oportunidade, o Sebrae Tocantins mobilizou uma caravana com diversos atores responsáveis pela transformação da realidade local, autoridades municipais e estaduais, gestores públicos, agentes de desenvolvimento e lideranças inspiradoras, além do superintendente, Rérison Antônio Castro, diretor técnico, Rogério Ramos, diretor de administração e finanças, Jarbas Meurer e técnicos da instituição.
De acordo com Rogério Ramos, diretor técnico do Sebrae Tocantins, a ideia do evento é promover o debate e a troca de experiências sobre os temas de Compras Públicas e Simplificação (Desburocratização) para os micro e pequenos negócios. “Encontros como esse auxiliam para a promoção do desenvolvimento sustentável do Estado”, explica.
Na ocasião, o Sebrae Tocantins apresentou cases de sucesso que fazem parte do programa Cidade Empreendedora, entre eles o programa de credenciamento de serviços na cidade de Divinópolis, o qual o gestor Flávio Rodrigues ganhou, em 2022, o prêmio Prefeitura Empreendedora. Além deste exemplo, os participantes também ouviram a história inspiradora da empresária Patrícia Dias Rocha, que teve sua vida transformada a partir do projeto Força Mulher. Outra história que também chamou à atenção do público foi o projeto da cidade de Araguaína, que tornou-se referência nacional a partir de duas frentes no município: simplificação do processo de abertura de empresas e inovação.
O superintendente do Sebrae Tocantins, Rérison Antônio Castro, destacou que a participação do Estado no evento é uma forma de fortalecer a rede de parceiros do Tocantins com foco no conhecimento, na simplificação, troca de experiências para o benefício dos pequenos negócios no Estado. “O Transformar Juntos é uma oportunidade valiosa para compartilharmos estratégias bem-sucedidas e trazermos ideias inovadoras para impulsionar o empreendedorismo no Tocantins. Por outro lado, também é um orgulho ter trazido histórias tão inspiradoras pra este que reúne mais de duas mil pessoas”, aposta. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)