A secretária estadual da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, anunciou na tarde dessa terça-feira, 13, que as aulas na rede pública do Tocantins estão previstas para serem retomadas no dia 3 de maio.
Pela modalidade não presencial
Segundo ela, o ano letivo será iniciado na modalidade não presencial, com atividades nos formatos digital e impresso, além dos roteiros de estudos que serão retirados pelos estudantes/responsáveis, nas suas respectivas unidades de ensino ou na rota do transporte escolar, para quem reside no campo.
Acolhimento é a palavra norteadora
A secretária ressaltou que o calendário foi organizado, pautado nas mudanças ocorridas e nas realidades das unidades escolares do Tocantins. “Orientamos nossas equipes pedagógicas para que o acolhimento seja a palavra norteadora do início do ano letivo para incentivo aos profissionais e estudantes”, afirmou Adriana.
Respeito à diversidade
Ela disse ainda que o calendário de 2021 prevê a realização de formações continuadas em diversos setores da educação, para trabalhar biossegurança e saúde, o desenvolvimento do currículo, priorizando as aprendizagens essenciais e a saúde emocional dos estudantes e servidores. “Além disso, o formato irá respeitar a diversidade de cada unidade escolar”, explicou a secretária.
Até 17 de dezembro
Cerca de 140 mil estudantes estão matriculados na rede estadual de ensino e o calendário prevê férias escolares em julho e o encerramento do ano letivo em dia 17 de dezembro. São 164 dias letivos, com carga horária total de 800 horas-aulas. No decorrer do ano, o formato pode ser flexibilizado tanto para o híbrido quanto para o presencial, a depender das orientações das autoridades de saúde.