Representantes das Secretarias de Parcerias e Investimentos (SPI/TO), da Educação (Seduc), a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e a Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias) estiveram em Belo Horizonte (MG) na quinta-feira, 22, para conhecer de perto algumas unidades de ensino construídas por meio de Parceria Público-Privada (PPP).
CONCESSIONÁRIA CONSTRUIU 55 ESCOLAS
Durante a visita institucional, a equipe conheceu duas escolas, uma de ensino fundamental e outra de educação infantil, ambas resultado de uma iniciativa entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a “Inova BH”, concessionária vencedora da licitação pública, que juntas viabilizaram a construção de 55 escolas responsáveis pela educação de aproximadamente 25 mil crianças, jovens e adultos na capital mineira.
AGENDA COM INOVA BH E PHB ATIVOS
Em seguida, a comitiva foi recebida pelo diretor-executivo da Inova BH, Ruz Gonzalez, e por representantes da PBH Ativos, empresa estatal que apoia Belo Horizonte na execução de políticas públicas por meio de projetos em parceria com o setor privado. Na ocasião, foi apresentado o projeto de PPP Educacional de BH.
TROCA DE EXPERIÊNCIAS
O secretário da Educação, Fábio Vaz, destacou a importância da agenda. “É uma oportunidade para aprendermos e trocarmos experiências que serão úteis no Tocantins em relação a infraestrutura das unidades escolares. Estamos comprometidos em continuar buscando as melhores práticas e soluções para o desenvolvimento da educação, e esta visita é um passo importante nessa direção”, pontuou. “Para nós que somos estruturadores de projetos de PPP, a troca de experiências com outros Estados faz toda a diferença para o sucesso das parcerias que serão implementadas no nosso governo.”, explica o presidente da Tocantins Parcerias, Aleandro Lacerda.
INICIATIVA NO TOCANTINS
O governo estadual também vislumbra parcerias com o setor privado para fortalecer a infraestrutura na área da educação e já possui um projeto destinado à construção de sede própria para o campus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em Augustinópolis. Trata-se de uma proposta pioneira no Brasil que, quando implementada, será a primeira PPP do país a contemplar uma unidade universitária.