Representantes das Polícias Civil (PC), Militar (PM) e Corpo de Bombeiros (CBM) receberam à imprensa na tarde de terça-feira, 5, para apresentar o balanço das forças de segurança referente ao segundo quadrimestre do ano. O destaque feito pelas corporações foi a redução de 21,1% dos chamados crimes violentos letais intencionais (CVLIs), que envolvem homicídio, latrocínio, feminicídio e lesão corporal seguida de morte. O resultado é uma comparação com o número de ocorrências registrada no mesmo período de 2018. Foram 138 registros no ano passado contra 103 de julho a outubro de 2019.
Queda
Os números da Polícia Civil apontaram também redução dos crimes contra a dignidade sexual. Houve queda 8,8% nos registros de estupro e de 14,2% dos casos de estupro de vulneráveis. Também caiu os números dos atendimentos de ocorrências de CVLIs da Polícia Militar. Em relação aos casos de homicídios, a PM registrou redução de menos 28% no quadrimestre; bem como redução de menos 9,4% das tentativas de homicídio, num total geral de menos 16,5% de ocorrências de CVLIs.
Produtividade
Com números positivos, a atuação do efetivo policial no combate à criminalidade foi quantificada no balanço pelo quesito Produtividade Policial. No quadrimestre de Julho a Outubro 2018-2019 houve maior índice de recuperação de veículos roubados, 25,%% a mais que em 2018. Assim como houve também maior número de ocorrências de apreensão de drogas (16,7%) e de posse de arma de fogo (19,9%).
Aumento do combate ao fogo
Outro destaque no balanço para o aumento de 36,4% no quesito de Combate a Incêndios Florestais. Sobre esse aumento, bem como das ações de resgate e contenção de incêndios, comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Leandro da Silva, explicou que as intempéries climáticas registradas no Tocantins fizeram com que a atividade de combate a incêndios tivesse um aumento expressivo. “Ressaltamos que vivemos neste ano um período atípico e contamos inclusive com o apoio de brigadistas municipais como também da União”, afirmou.
Bons índices
Em sua análise, o secretário da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, avaliou como positivo o balanço do quadrimestre, destacando a redução dos CVLIs, em especial dos casos de homicídio. Segundo ele, a redução de 22% no quadrimestre e de 10% no acumulado do ano são índices muitos bons para o Estado, pois indica queda na curva de homicídios. Já em relação aos crimes contra o patrimônio, Cristiano Sampaio assegurou que, embora a redução tenha sido tímida, esforços estão sendo feitos para que os índices caiam ainda mais daqui pra frente.