CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Segurança do TO registra queda nos crimes violentos e aumento de produtividade

Segurança do TO registra queda nos crimes violentos e aumento de produtividade
avaliar matéria

Representantes das Polícias Civil (PC), Militar (PM) e Corpo de Bombeiros (CBM) receberam à imprensa na tarde de terça-feira, 5, para apresentar o balanço das forças de segurança referente ao segundo quadrimestre do ano. O destaque feito pelas corporações foi a redução de 21,1% dos chamados crimes violentos letais intencionais (CVLIs), que envolvem homicídio, latrocínio, feminicídio e lesão corporal seguida de morte. O resultado é uma comparação com o número de ocorrências registrada no mesmo período de 2018. Foram 138 registros no ano passado contra 103 de julho a outubro de 2019.

Queda

Os números da Polícia Civil apontaram também redução dos crimes contra a dignidade sexual. Houve queda 8,8% nos registros de estupro e de 14,2% dos casos de estupro de vulneráveis. Também caiu os números dos atendimentos de ocorrências de CVLIs da Polícia Militar. Em relação aos casos de homicídios, a PM registrou redução de menos 28% no quadrimestre; bem como redução de menos 9,4% das tentativas de homicídio, num total geral de menos 16,5% de ocorrências de CVLIs.

Produtividade

Com números positivos, a atuação do efetivo policial no combate à criminalidade foi quantificada no balanço pelo quesito Produtividade Policial. No quadrimestre de Julho a Outubro 2018-2019 houve maior índice de recuperação de veículos roubados, 25,%% a mais que em 2018. Assim como houve também maior número de ocorrências de apreensão de drogas (16,7%) e de posse de arma de fogo (19,9%).

Aumento do combate ao fogo

Outro destaque no balanço para o aumento de 36,4% no quesito de Combate a Incêndios Florestais. Sobre esse aumento, bem como das ações de resgate e contenção de incêndios, comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Leandro da Silva, explicou que as intempéries climáticas registradas no Tocantins fizeram com que a atividade de combate a incêndios tivesse um aumento expressivo. “Ressaltamos que vivemos neste ano um período atípico e contamos inclusive com o apoio de brigadistas municipais como também da União”, afirmou.

Bons índices

Em sua análise, o secretário da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, avaliou como positivo o balanço do quadrimestre, destacando a redução dos CVLIs, em especial dos casos de homicídio. Segundo ele, a redução de 22% no quadrimestre e de 10% no acumulado do ano são índices muitos bons para o Estado, pois indica queda na curva de homicídios. Já em relação aos crimes contra o patrimônio, Cristiano Sampaio assegurou que, embora a redução tenha sido tímida, esforços estão sendo feitos para que os índices caiam ainda mais daqui pra frente.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também