A parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho trouxe uma nova oportunidade de inserção no mercado de trabalho a 56 jovens egressos do sistema prisional. Eles participaram do Projeto Começar de Novo iniciado em março e encerrado nesta quinta-feira, 29/08, com a solenidade de entrega dos certificados para as três turmas concluintes.
O projeto teve como objetivo ofertar aos jovens e adultos do sistema prisional e egressos acesso a cursos de qualificação profissional com vista a socialização e ressocialização. As atividades e o encerramento foram realizados no Centro de Educação e Tecnologia do Senai. A diretora regional do Senai Tocantins e o presidente do Sindirepa/To, José Febrônio da Silva, representaram o Senai e o Sistema Fieto na ocasião.
Foi ofertada, por meio do projeto, qualificação para os cursos de Mecânico de Motocicletas, Mecânico em Refrigeração e Climatização Residencial e Pintor de Obras. Uma das propostas da abordagem dos temas é levar os alunos a mobilizarem conhecimentos técnicos e desenvolverem atitudes empreendedoras para que sejam inseridos com celeridade no mercado de trabalho. Também com esta finalidade, os alunos participantes ganham um kit com materiais para empreender.
Participaram da solenidade a subprocuradora Geral do Trabalho, Edelamare Melo, o representante da OIT, Mateus Lourenço, o procurador chefe do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e Tocantins, Erlan do Prado, o coordenador do Ministério Público do Trabalho e Procurador em Palmas, Paulo César Carvalho, a defensora Pública, Téssia Carneiro, o procurador da República em Marabá- PA, Lucas de Freitas, os procuradores do Ministério Público do Trabalho em Marabá-PA, Juliana Mafra e Luisa Anabuki, o gerente do Sebrae, Joaquim Quinta Neto e a gerente do Senac, Fabiola Nunes.Mais fotos no facebook Senai Tocantins, clicando aqui. (Da assessoria de imprensa)