A Secretaria da Saúde do Tocantins (Sesau) reagiu a uma publicação do presidente da Unimed na Capital, Ricardo Val Souto, sobre a compra de camas automatizadas para o Hospital Geral de Palmas (HGP). O médico afirma que o governo estadual gastou cerca de R$ 10 milhões a mais pelo produto, que teria alternativa nacional mais barata. A pasta garantiu que a aquisição foi feita em “valor inferior à média nacional do Banco de Preço”, citado como “maior base de consulta disponível no mercado”.
Desde a inauguração o HGP não recebe um grande investimento
Conforme a Sesau, o processo de aquisição das camas foi iniciado antes da Covid-19. “Desde a inauguração do HGP, há 15 anos, não havia um grande investimento desta proporção referente à mobiliários. A substituição das camas irá beneficiar a população tocantinense que necessita do Sistema Único de Saúde”, em resposta ao questionamento sobre onde seriam colocados as camas.
Manutenção garantida
A impossibilidade de manutenção das camas por serem importadas foi refutada pela Sesau. “Possuem garantia de um ano e que a empresa vencedora da licitação realizará manutenção periódica nesses móveis hospitalares durante esse período. A empresa está apta a oferecer assistência após a duração da garantia e está localizada em Goiânia”, avisou.
Reforma
A Sesau ainda esclarece que as camas trocadas – que não são automatizadas – serão reformadas e encaminhadas para unidade de saúde de menor porte no interior do Estado.
Leia abaixo a íntegra da nota:
“NOTA
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que o processo de aquisição das camas elétricas foi elaborado antes do início da pandemia da Covid-19. Em conformidade com fluxos de aquisição, as camas automatizadas foram licitadas e adquiridas por valor inferior à média nacional do Banco de Preço, maior base de consulta disponível no mercado.
A Secretaria informa que, desde a inauguração do Hospital Geral de Palmas (HGP), há 15 anos, não havia um grande investimento desta proporção referente a mobiliários. A substituição das camas irá beneficiar a população tocantinense que necessita do Sistema Único de Saúde (SUS). As camas que foram trocadas, essas não automatizadas, serão reformadas sem custos adicionais ao Estado, e posteriormente distribuídas nas unidades hospitalares de menor porte.
A SES explica ainda que as novas camas possuem garantia de um ano e que a empresa vencedora da licitação realizará manutenção periódica nesses móveis hospitalares durante esse período. A empresa está apta a oferecer assistência após a duração da garantia e está localizada em Goiânia – GO.
Palmas, 27 de maio de 2020
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins“