CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Sesau diz que valor pago em camas está “abaixo da média nacional” e garante que manutenção será feita no País

A Secretaria da Saúde do Tocantins (Sesau) reagiu a uma publicação do  presidente da Unimed na Capital, Ricardo Val Souto, sobre a compra de camas automatizadas para o Hospital Geral de Palmas (HGP). O médico afirma que o governo estadual gastou cerca de R$ 10 milhões a mais pelo produto, que teria alternativa nacional mais barata. A pasta garantiu que a aquisição foi feita em “valor inferior à média nacional do Banco de Preço”, citado como “maior base de consulta disponível no mercado”.

Desde a inauguração o HGP não recebe um grande investimento

Conforme a Sesau, o processo de aquisição das camas foi iniciado antes da Covid-19. “Desde a inauguração do HGP, há 15 anos, não havia um grande investimento desta proporção referente à mobiliários. A substituição das camas irá beneficiar a população tocantinense que necessita do Sistema Único de Saúde”, em resposta ao questionamento sobre onde seriam colocados as camas.

Manutenção garantida

A impossibilidade de manutenção das camas por serem importadas foi refutada pela Sesau. “Possuem garantia de um ano e que a empresa vencedora da licitação realizará manutenção periódica nesses móveis hospitalares durante esse período. A empresa está apta a oferecer assistência após a duração da garantia e está localizada em Goiânia”, avisou.

Reforma

A Sesau ainda esclarece que as camas trocadas – que não são automatizadas – serão reformadas e encaminhadas para unidade de saúde de menor porte no interior do Estado.

Leia abaixo a íntegra da nota:

“NOTA

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que o processo de aquisição das camas elétricas foi elaborado antes do início da pandemia da Covid-19. Em conformidade com fluxos de aquisição, as camas automatizadas foram licitadas e adquiridas por valor inferior à média nacional do Banco de Preço, maior base de consulta disponível no mercado.

A Secretaria informa que, desde a inauguração do Hospital Geral de Palmas (HGP), há 15 anos, não havia um grande investimento desta proporção referente a mobiliários. A substituição das camas irá beneficiar a população tocantinense que necessita do Sistema Único de Saúde (SUS). As camas que foram trocadas, essas não automatizadas, serão reformadas sem custos adicionais ao Estado, e posteriormente distribuídas nas unidades hospitalares de menor porte.

A SES explica ainda que as novas camas possuem garantia de um ano e que a empresa vencedora da licitação realizará manutenção periódica nesses móveis hospitalares durante esse período. A empresa está apta a oferecer assistência após a duração da garantia e está localizada em Goiânia – GO.

Palmas, 27 de maio de 2020
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também