A campanha de vacinação contra à Covid-19 no Estado será tema de três audiências virtuais organizadas pela Secretaria da Saúde do Tocantins (Sesau) e o Conselho de Secretarias Municipais (Cosems). Três encontros serão realizados entre esta quarta-feira, 7, e sexta-feira, 9, para avaliação do processo de vacinação.
Público-alvo
O público-alvo dos encontros virtuais são secretários, coordenadores de atenção primária à saúde, coordenadores de vigilância em saúde, gerentes de unidades básicas de saúde (UBS) e agentes comunitários. O encontro desta quarta-feira, 7, acontece às 14 horas, e as reuniões de quinta-feira, 8, e sexta-feira, 9, serão às 10 horas.
Auxílio para garantir celeridade à imunização
Diretora de Atenção Primária da Sesau, Laudecy Alves comentou sobre a iniciativa. “As webconferências serão relevantes para promover uma avaliação de como está a campanha de imunização contra à Covid-19 no Estado. E, ao mesmo tempo, apresentar estratégias potentes que possam auxiliar as equipes dos municípios na celeridade da imunização, pois sabemos que a vacinação é a melhor forma de combate à pandemia”, afirmou.
MPE cobrou agilidade na vacinação
O processo de imunização já foi alvo de questionamentos do Ministério Público (MPE). O órgão cobrou em março maior celeridade na aplicação das doses e sugeriu que as cidades realizassem mutirões e ampliasse número de equipes e pontos de vacinação. Na época, a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) justificou que três fatores inviabilizam a aplicação de todas as vacinas recebidas: a necessidade de estocar doses para a aplicação da 2ª dose, a recusa de alguns indivíduos e citou uma dificuldade logística de cidades com mais de 20 mil habitantes para identificar os grupos prioritários.
Cenário
Conforme dados do Integra Saúde, o governo estadual já distribuiu 215.968 doses de vacina contra Covid-19 aos municípios, sendo que 151.544 já foram aplicadas [70,2%]. Ao todo, 37.367 tocantinenses estão completamente imunizados.