A agenda do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) no Tocantins também contou com reunião na terça-feira, 3, com a equipe da Secretaria de Turismo (Setur). Na pauta, os projetos da área dentro do programa “Tocantins Produtivo”, que busca investimento de U$ 150 milhões (cerca de R$ 900 milhões). Economistas, gerentes e coordenadores do Bird estão reunidos para tratar do detalhamento, ajustes e especificações do projeto.
DESENVOLVIMENTO DO TURISMO COM COMUNIDADES INSERIDAS
Dentre os principais objetivos da agenda, está o apoio e desenvolvimento do turismo inclusivo e sustentável. “Essa parceria com o Banco Mundial visa o desenvolvimento do turismo no Estado, mas inserindo as comunidades originárias e tradicionais nesse processo de desenvolvimento”, afirmou o secretário do Turismo, Hercy Filho.
FORTALECIMENTO DO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA
As ações envolvem as regiões turísticas do Tocantins como Encantos do Jalapão e Serras Gerais. O planejamento pretende fortalecer o turismo de base comunitária, tradições culturais com uso sustentável, qualificação profissional elevada, infraestrutura turística e conectividade digital implantada, fluxo turístico do estado aumentado, produtos e serviços turísticos em plataformas digitais integradas, dentre outros.
CONTRATO PARA 2025
A parceria entre o governo e o Banco Mundial visa investimentos de cerca de R$ 900 milhões para melhorias em uma série de setores. O contrato para liberação da execução do projeto deve ser assinado no segundo semestre de 2025. “É uma oportunidade para acompanhar o desenvolvimento do estado, principalmente nas áreas de agricultura e turismo. Para nós é um prazer, essa parceria não é somente um ganho para o Tocantins, mas também para o Brasil todo”, frisou o economista e coordenador de Operações de Infraestrutura do Banco Mundial, Luis Alberto Andres.
TOCANTINS PRODUTIVO
O Tocantins Produtivo tem como objetivos principais a melhoria da manutenção e a conservação da malha viária estadual. Além disso, o projeto impulsiona o turismo sustentável ao melhorar a infraestrutura das estradas estaduais, facilitando o acesso aos principais destinos turísticos do Estado.