Pode ser que, assim como eu, muitas vezes você se assuste com os seus pensamentos, sem conseguir entender de onde veio aquela idéia.
Pensamentos do tipo “Quem tem dinheiro não entra no reino de Deus.”, “Cada um por si e Deus por todos.”, “Homem nenhum presta.”, “O mundo é dos espertos.”, “Todo mundo rouba.”, “A vida não vale nada.”… determinam o jeito de viver e até de morrer. Quantas pessoas não conseguem sucesso financeiro sem saber porque? Quantas mulheres são infelizes no casamento sem se dar conta do motivo? Quantos terminam presos ou mortos por se envolverem em atos ilícitos, sem nem entender?
[bs-quote quote=”Como a ciência vem demostrando, o pensamento tem muita força. O pensamento atrai. O pensamento plasma a realidade” style=”default” align=”right” author_name=”Nilmar Ruiz” author_job=”É escritora e palestrante” author_avatar=”https://clebertoledo.com.br/wp-content/uploads/2018/12/NilmarRuiz60.jpg”][/bs-quote]
O assunto de hoje, em Sousa na Paraíba, a cidade em que estou, é a agressão psicológica e física do Prefeito à namorada. Ambos jovens, com formação superior e de famílias conhecidas e conceituadas. As fotos da moça toda machucada, circulam nas redes sociais. Não se fala em outra coisa. A notícia é que não é a primeira que ele agride. Que batia na ex-mulher e nas outras companheiras. Quais pensamentos passam pela cabeça do rapaz nos momentos de perturbação emocional? “ Homem não leva desaforo para casa?”, “Olho por olho, dente por dente?”,” Ninguém me faz de bobo?”, “ Mulher nenhuma presta?”, “ Toda mulher é assanhada e sem vergonha?” Qual a emoção que faz ele repetir a agressão e violência? Ciúme, raiva? Não se sabe, mas com certeza são pensamentos e sentimentos prejudiciais, que fazem com que ele destrua, além dos relacionamentos, o que constrói na vida, como uma brilhante carreira política, já que é considerado um excelente prefeito.
Somos resultado do que pensamos, do conjunto de nossas crenças.
Mas como isso acontece?
Somados aos fatores genéticos, a herança emocional e espiritual, desde o dia em que nascemos recebemos modelos de formas de pensar, de sentir e de agir. São valores que são repassados de geração à geração indiscriminadamente. Porém, paralelamente à herança positiva, muitos pensamentos e crenças prejudiciais dificultam muito os relacionamentos, a vida das pessoas e impede a felicidade. O meio em que se vive, atua diretamente nos pensamentos e nas emoções. As mensagens, benéficas e prejudiciais, influenciam, e muitas vezes determinam o presente e o futuro. Assim, até mesmo a revolução tecnológica, que traz tanto benefício a humanidade, também produz uma carga muito grande de informações e de conceitos maléficos.
E como mudar as programações prejudiciais? Como romper o círculo vicioso e evitar que a parte negativa da herança cultural e psicológica possa causar danos à nós, aos outros e continuar sendo transmitida indefinidamente?
Como a ciência vem demostrando, o pensamento tem muita força. O pensamento atrai. O pensamento plasma a realidade. Voltar a atenção para dentro de nós, identificar e reavaliar os pensamentos, mudar o padrão vibratório, reforçando o que é benéfico e descriando o que é prejudicial, é um caminho.
E como identificar o que é benéfico ou prejudicial?
Se for leve, agradável, produtivo e sem o mínimo de violência, tem toda a probabilidade de ser certo e bom.
A leitura interna, a observação íntima, além de trazer serenidade, confiança e fortalecer a autoestima, pode ajudar a reconhecer as programações:
O que estou sentindo agora?
O que estou pensando agora?
O que estou querendo agora?
Aprendemos muito pouco a conhecer e ter confiança em nós mesmos, a perceber e escutar o nosso corpo, a administrar os nossos pensamentos e emoções, a confiar na nossa intuição, a dar importância a alegria, a esperança e a fé.
Perceber e sentir, expandir a consciência, identificar e avaliar os pensamentos é fundamental para se auto reprogramar e ter uma vida mais integrada, plena e feliz.
Convido você para a mais importante viagem! O destino é o seu interior! Se encante com as maravilhas que tem dentro de você!
E siga em frente, pelo caminho mais leve e mais fácil, com múltiplas possibilidades, com alegria e as graças de Deus!
O Universo conspira à favor de quem se liga ao bem!
NILMAR GAVINO RUIZ
É professora, ex-secretária da educação, ex-prefeita de Palmas e ex-deputada federal. É co-autora da ARH – Auto Reprogramação Humana – e palestrante.
nilruiz@uol.com.br
(63)999736559