O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) terá postos de atendimento nas 139 cidades do Tocantins. É o que prevê um acordo firmado entre o órgão e a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) em reunião realizada nesta terça-feira, 29, em Brasília. O encontro foi mediado pelo líder do governo no Congresso Nacional, senador Eduardo Gomes (MDB), e pelo deputado federal Vicentinho Júnior (PL).
Termos
Para instalação dos postos, os gestores municipais ficam responsáveis por ceder o espaço físico, bem como alguns servidores e, caberá ao INSS disponibilizar médicos peritos para realização dos atendimentos. A celebração do Termo de Cooperação Técnica (TAC) entre o INSS, ATM e municípios está previsto para acontecer em Palmas, no dia 15 de julho.
Mobilização dos gestores
Presidente da ATM e prefeito de Talismã, Diogo Borges (DEM) comemorou o acordo. “Iremos mobilizar os gestores para conhecerem o projeto, analisarem a possibilidade de parceria que os municípios podem estabelecer com o INSS e favorecer a instalação efetiva de postos do órgão previdenciário nas localidades”, pontuou. Vicentinho Júnior emendou: “Os postos vão otimizar tempo, gerar economia ao erário público, garantir maior segurança e reduzir o processo burocrático”.