O processo de escolha do novo desembargador do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) acontece nesta quinta-feira, 17, em sessão do Pleno, que decidirá qual dos dez juízes habilitados irá ocupar a vaga deixada por Luiz Aparecido Gadotti, aposentado voluntariamente por tempo de contribuição ainda no dia 31 do ano passado. A escolha poderá ser acompanhada pelo do Poder Judiciário Tocantinense.
Candidatos
Habilitados pelo Conselho da Magistratura, concorrerão os magistrados Adolfo Amaro Mendes, Luiz Zilmar dos Santos Pires, Pedro Nelson de Miranda Coutinho, Rafael Gonçalves de Paula, Edilene Pereira de Amorim Alfaix Natário, Célia Regina Régis, Gil de Araújo Corrêa, Silvana Maria Parfieniuk, Jocy Gomes de Almeida e Márcio Barcelos Costa.
Lista tríplice
Caberá aos nove desembargadores – juízes convocados não votam – escolherem três, entre os dez juízes habilitados, para compor a lista tríplice. O critério é mediante pontuação dada por cada um dos integrantes do Pleno, que abrange vários critérios, como produtividade e assiduidade ao expediente forense. Definida a lista tríplice, caberá ao presidente do TJTO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, escolher um dos três mais votados como novo desembargador do Judiciário tocantinense.