Um balanço do portal G1, apresentado no programa Bom Dia Brasil, da Globo, na manhã desta segunda-feira, 10, coloca o Tocantins como estado que proporcionalmente mais investiu em saúde neste primeiro semestre dominado pela pandemia de Covid-19. O governo estadual aplicou 17,86% da Receita Corrente Líquida (RCL) na área, à frente de Pernambuco (17,25%) e Pará (16,47%). Os piores desempenhos foram de Minas Gerais (7,76%), Rio de Janeiro (8,18%) e Paraná (9,6%).
Comprova esforços
O governador Mauro Carlesse (DEM) afirmou que esses “só comprovam os esforços que o Tocantins vem empreendendo para enfrentar da melhor forma a pandemia do novo coronavírus”. “O percentual de 12% é o mínimo que o estado deve cumprir no ano todo e nós já investimos quase 18%. Temos trabalhado muito, aplicando bem os recursos, abrindo mais leitos, aumentando a capacidade de testagem para o diagnóstico da Covid-19, reconhecendo financeiramente o trabalho que vem sendo desenvolvido por nossos profissionais da Saúde”, disse Carlesse.
18 Estados
Por lei, cada estado deve aplicar, no mínimo, 12% da Receita Corrente Líquida em Saúde por ano. De acordo com o G1, dezoito estados já destinaram este percentual nos seis primeiros meses do ano.
Veja o vídeo: