O Tocantins será o 23º estado a receber as doses da vacina contra a dengue. A informação está em Nota Técnica do Ministério da Saúde (MS) que traz orientações para a organização do processo de imunização. Ao todo, 14 municípios do Capim Dourado irão receber o imunizante: Palmas, Aparecida do Rio Negro, Tabocão, Lagoa do Tocantins, Lajeado, Lizarda, Miracema do Tocantins, Miranorte, Novo Acordo, Rio dos Bois, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins, São Felix do Tocantins e Tocantínia.
CAPACIDADE DE PRODUÇÃO E ENTREGA
Gerente de Imunização da Secretaria da Saúde (Sesau), Diandra Sena explicou o critério do governo federal. “O informe técnico mostrou além do público-alvo, a ordem de distribuição das doses aos estados e municípios, ficando ao Tocantins, na posição 23ª, com a região de saúde Capim Dourado, que é parte central do Estado, que compreende a Capital. Tais decisões foram tomadas por conta do quantitativo de doses, baseado na capacidade de produção e entrega do laboratório produtor”, disse a
SEM PREVISÃO
Diandra Sena explica que ainda não há previsão da data de entrega da vacina no Tocantins. “O Ministério da Saúde informou que será realizada aos Estados, a comunicação através de pautas automáticas, elaboradas proporcionalmente aos públicos-alvo e ordem de prioridade epidemiológica”, esclareceu. A gerente garantiu por meio da assessoria que a Sesau irá oferecer treinamento oportuno aos municípios assim que for comunicada sobre a chegada dos imunizantes. “Com as devidas diretrizes, orientações técnicas e operacionais para organização da vacinação contra a dengue”, acrescenta.
ESQUEMA VACINAL
Em 2024, a vacina dengue (atenuada) está indicada para crianças e adolescentes de 10 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, independentemente de infecção prévia por dengue (soropositivos e soronegativos). O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de duas doses, com intervalo de três meses entre as doses.
DOENÇA
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode progredir para quadros graves, não existindo até o momento, um medicamento específico para o tratamento. Dessa forma, a vacinação age como o objetivo de reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelos vírus da dengue na população-alvo (crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade).