CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Agentes de saúde e de endemias de Araguaína recebem novos equipamentos para atuação junto à população

No último dia 2, os ACSs (Agentes Comunitários de Saúde) e ACEs (Agentes de Combate a Endemias) de Araguaína receberam um importante reforço para o trabalho feito junto à população. A partir de emendas parlamentares dos vereadores Luciano Santana, Edimar Leandro, Terciliano Gomes e Thiago Costa, a Secretaria da Saúde de Araguaína adquiriu novos uniformes, camisas com proteção UV, protetores solares, chapéus, botas, mochilas, tablets e um novo veículo para o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).
 
“Os agentes necessitam desses novos equipamentos, porque são a base da nossa saúde, eles vão de porta em porta para cuidar dos nossos cidadãos”, destacou o prefeito Wagner Rodrigues, presente no ato de entrega simbólica dos kits aos agentes na UBS da Vila Aliança (Dr. Francisco). No total, os recursos direcionados vão beneficiar diretamente 332 ACSs e 240 ACEs.
 
“É essencial alocar recursos para assegurar a disponibilidade de equipamentos de proteção individual para todos os nossos agentes. Ao investir na segurança e saúde desses profissionais, estamos fortalecendo a base do sistema de saúde e contribuindo para um atendimento mais eficaz e seguro à população”, disse o vereador Terciliano Gomes.

Reforço para o CCZ

O novo veículo adquirido com o recurso das emendas será usado pelos servidores do CCZ para o serviço de coleta de animais doentes, em estado terminal, na residência do tutor e com a devida autorização do mesmo.
 
Eduardo Santos, superintendente de Vigilância em Saúde, reitera que, conforme estabelecido pela Lei Federal 14.228, o CCZ não é autorizado a recolher animais de ruas. “A atuação do órgão limita-se à remoção de animais com resultados positivos para leishmaniose, portadores de doenças repugnantes ou em fase terminal, com comprovação laboratorial ou clínica, além de casos de atropelamento nos quais não há possibilidade de cura”, informa Eduardo.
 
“Os recursos conseguidos a partir dessas emendas vão trazer melhorias de vida para a nossa população e um novo transporte para dar um final digno aos animais”, pontou o vereador Edmar Leandro.
 
“A inclusão de um veículo adaptado desempenha um papel crucial no cenário do recolhimento de cães, conforme permitido pela legislação vigente”. disse o vereador Luciano Santana.

Atuação dos agentes

Os ACSs e ACEs são braços fundamentais dos serviços de saúde pública municipal de Araguaína em contato direto com a população. A partir de visitas domiciliares, ACSs verificam o estado de saúde dos moradores, atuam na prevenção de doenças e disseminam ações educativas, como campanhas de mobilização. E os ACEs também visitam as residências para combater o risco de doenças causadas por vetores, como a dengue, e zoonoses, como o calazar, orientando a população, eliminando os focos e auxiliando no mapeamento de incidência das doenças.(Da assessoria de imprensa)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também