O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou nesta sexta-feira 31, que há 165.901 eleitores com título cancelado no Tocantins. Do total, 103.560 são do gênero masculino (62,4%) e 62,3 mil do feminino (37,6%).
ENTENDA
O cancelamento acontece após o eleitor deixar de votar ou justificar a ausência por três pleitos consecutivos. Este cancelamento não impede apenas o exercício do direito ao voto, mas também acarreta diversas consequências, como tirar o passaporte, inscrição em concursos públicos e renovação de matrícula em instituições oficiais de ensino.
CANCELAMENTO
Outros casos também podem resultar no cancelamento, como a não participação na revisão do eleitorado no município de votação e falecimento. Como a Justiça Eleitoral não envia notificações sobre possíveis cancelamentos, recomenda-se verificar se há débitos eleitorais.
RESOLUÇÃO
Aqueles cuja pendência for apenas multa podem quitar a dívida para poder participar das eleições municipais em outubro. Já quem ficou mais de 3 eleições consecutivas sem votar, teve o título cancelado, sendo necessário fazer a regularização além do pagamento de multa.
SUSPENSÃO
Um total de 1.430 eleitores ainda estão com o título de eleitor suspenso no Tocantins. O título de eleitor entra nesta situação em decorrência de alguma suspensão dos direitos políticos, bem como condenação criminal definitiva, condenação por improbidade administrativa transitada em julgado e recusa ao cumprimentode obrigação a todos imposta ou de prestação alternativa, entre outros.