O Ministério da Educação divulgou neste mês o conceito das instituições de ensino do País. O levantamento referente a 2017 apresenta 21 universidades tocantinenses. O chamado Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é o indicador de qualidade que avalia as universidades brasileiras em uma nota que varia de um a cinco. No Tocantins o destaque ficou por conta do ITOP, a única a atingir nível quatro de pontuação.
A maioria das instituições tocantinenses ficaram com nota três de IGC, entre elas estão as principais universidades públicas do Estado: UFT, IFTO, Unitins e Unirg. Além destas, outras nove ficaram com o mesmo índice, somando 13 com esta nota. Outras seis ficaram atingiram o nível dois. Apenas uma ficou com a pontuação mínima, a Faculdade Integrada de Araguatins. Confira a nota de todas as unidades de ensino superior avaliadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Entenda
O Índice Geral de Cursos (IGC) é resultado de avaliação das Instituições de Educação Superior (IES). É uma média ponderada, a partir da distribuição dos estudantes nos níveis de ensino, que envolve as notas contínuas de conceito preliminar dos cursos (CPCs) de graduação e os conceitos Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) dos cursos de programas de pós-graduação stricto sensu das IES.